sexta-feira, 1 março 2024 - 17:25
spot_img

Durante o Novembro Azul, Govcast alerta sobre saúde masculina

Com a participação dos médicos Dennis Fujiike e Abraão Miranda, o Govcast, podcast do governo do Acre, voltou-se nesta quinta-feira, 16, a discutir um tema pouco debatido na sociedade, a saúde do homem, com ênfase na prevenção e tratamento do câncer de próstata e diabetes.

Médicos aconselham que homens busquem a realização de exames gerais uma vez por ano, a partir dos 35 anos, para a identificação de doenças silenciosas. Foto: Carlos Alexandre/Secom

Frente à dificuldade de conscientização dos homens sobre a importância dos cuidados com a saúde, os médicos aconselham que os pais criem o hábito de levar seus filhos para atendimentos e exames rotineiros desde a infância. “Devemos criar o hábito dos homens irem ao médico desde sempre, para que cresçam familiarizados com a prevenção e evitem serem pegos de surpresa com doenças silenciosas e perigosas”, aponta Abraão Miranda, endocrinologista.

Como médico voltado para o cuidado do trato urinário, Dennis Fujiike faz um alerta a homens e mulheres da região. “O Acre conta com uma grande incidência de pessoas com doenças nos rins; isso acontece devido ao fato de morarmos num estado muito quente, onde as pessoas não têm o hábito de ingerir água suficiente”, diz o urologista. 

Fujiike corrobora o dado ao apresentar que mais de 50% dos homens só procuram atendimento médico quando algum sintoma de doença é aparente. Foto: Carlos Alexandre/Secom

Sobre o diabetes, cujo dia mundial de combate é celebrado em 14 de novembro, Abraão Miranda afirma que a doença “pode começar de maneira silenciosa e terminar de maneira desastrosa, sendo um potencializadora de doenças cardiovasculares e lesões neurológicas, e podendo ocasionar males como cegueira, infarto e amputações”.

Os médicos aconselham que a sociedade promova uma cultura de busca de vida saudável, frequentando as unidades básicas de saúde, adotando uma boa alimentação e a prática de exercícios físicos. E fazem o apelo para que homens “sejam os heróis da própria saúde” e encorajem os demais à sua volta. 

Durante o mês de novembro, o governo do Estado têm realizado diversas ações de conscientização e prevenção. Foto: Odair Leal/Secom

O programa, de conteúdo informativo sobre as ações e serviços do governo do Acre, foi gravado nos estúdios da Rádio Aldeia, em Rio Branco, apresentado pelos jornalistas Jefson Dourado e Diego Gurgel,  com transmissão no Youtube, redes sociais do governo e nas rádios Aldeia FM e Difusora Acreana.

Post Views: 97

Compartilhe:

spot_img

Notícias relacionadas :

spot_img
spot_img

NÃO DEIXE DE LER

spot_img

VEJA O QUE ACONTECE NO BRASIL E NO MUNDO