sábado, 25 maio 2024 - 9:09
spot_img

Eclipse solar total acontece em abril; veja data e onde assistir

Os eclipses solares, um espetáculo astronômico que pode ser visto a olho nu, ocorrem quando a Lua oculta o Sol, trazendo a escuridão em plena luz do dia.

O maior espetáculo é proporcionado pelo Sol, cujo disco é encoberto pela Lua, deixando apenas a “coroa”, a camada mais externa da atmosfera solar, visível como um brilho branco e difuso ao redor do satélite natural.

Antes, esses fenômenos causavam medo e angústia, mas hoje, as pessoas percorrem grandes distâncias para presenciar esse fenômeno, e o próximo acontecerá em abril. Veja como assisti-lo.

Quando ocorre o próximo eclipse solar?

Em 8 de abril de 2024 ocorrerá um eclipse solar total no norte do continente americano. Este fenômeno só voltará a acontecer daqui a 20 anos, em 2044.

Quando o evento iniciar, o céu ficará escuro, semelhante ao amanhecer ou anoitecer. Se as condições climáticas forem favoráveis, será possível observar a coroa normalmente ofuscada pelo brilho solar.

Este eclipse solar total, que terá duração de dois minutos a mais que os anteriores, permitirá uma visibilidade maior da coroa solar em comparação com o último evento em 2017.

O fenômeno começará no sul do Oceano Pacífico e será visível a partir das 16h, horário de Brasília, na costa do México, terminando às 17h na costa Atlântica do Canadá.

Embora não seja visível do Brasil, a NASA transmitirá o evento através de suas redes sociais.

Uma curiosidade é que no dia anterior ao eclipse solar, a Lua estará mais próxima da Terra em abril, a cerca de 358.883 quilômetros de distância.

Essa proximidade fará com que a Lua pareça maior no céu, proporcionando uma duração prolongada do eclipse. No dia 8 de abril, a Terra e a Lua estarão a 149.668.992 km do Sol.

Como observar um eclipse com segurança?

Para observar um eclipse solar com segurança e desfrutar do evento sem prejudicar a visão, é fundamental seguir algumas recomendações de segurança.

Em primeiro lugar, utilize óculos para eclipse certificados, que possuem filtros solares especiais para bloquear a luz solar prejudicial, permitindo olhar diretamente para o Sol com segurança.

Verifique se eles atendem ao padrão ISO 12312-2 para proteção solar ocular. Por outro lado, se pretende usar telescópios, binóculos ou câmeras, equipe-os com filtros solares certificados antes de apontá-los para o Sol.

Nunca olhe através desses dispositivos sem proteção adequada, pois a concentração dos raios solares pode causar danos graves e irreversíveis.

Uma maneira segura de observar um eclipse é por meio do método de projeção.

Isso pode ser feito fazendo um pequeno furo em um pedaço de papelão e usando-o para projetar a imagem do Sol em uma superfície plana, à sombra.

Importância dos eclipses para a ciência

Os eclipses têm grande importância para a comunidade científica, permitindo o estudo do sol e sua interação com a Terra.

A NASA está envolvida em projetos relacionados aos eclipses, como fotografia de alta resolução do fenômeno e experimentação das ondas de rádio durante o evento.

No passado, esses fenômenos contribuíram para estudos importantes, como a identificação do hélio e o avanço na compreensão da dinâmica solar.

Compartilhe:

spot_img

Notícias relacionadas :

spot_img
spot_img

NÃO DEIXE DE LER

VEJA O QUE ACONTECE NO BRASIL E NO MUNDO