terça-feira, 23 julho 2024

Em alusão ao Novembro Azul, Polícia Militar do Acre promove ação de saúde voltada ao efetivo masculino

No mês dedicado à conscientização e prevenção do câncer de próstata, o Novembro Azul, a Polícia Militar do Acre (PMAC), por meio da Diretoria de Saúde/Policlínica, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesacre), promoveu na manhã desta terça-feira, 21, uma ação com foco nos servidores masculinos da instituição. As atividades foram realizadas no Quartel do Comando-Geral (QCG), no centro de Rio Branco.

Diversos serviços foram oferecidos aos policiais militares, servidores civis e familiares, como palestras sobre autocuidado, com orientações e abordagem de temas relevantes, como as principais doenças que afetam a saúde masculina. Testes rápidos para hepatites B e C, HIV, sífilis e glicemia, aferição de pressão arterial, atualização de vacinas e sessões de massoterapia e auriculoterapia também foram disponibilizados aos presentes.

O tenente Jakson Castelo, chefe da Seção de Atendimento Biopsicossocial da Policlínica e coordenador do evento, abordou os desafios de fazer saúde preventiva. “A gente sabe que, não só por ser Polícia Militar, mas culturalmente, o homem tem uma resistência de participar de atividades como essa, mas a Diretoria de Saúde tem insistido, e a cada ação há uma pequena mudança. Aproveitamos a parceria com a Sesacre para trazer essa reflexão do autocuidado e temos visto os resultados”, observou o oficial.

Tenente Jakson Castelo coordenou o evento alusivo ao Novembro Azul. Foto: Ascom/PMAC

Uma equipe de 33 profissionais, composta por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, também orientou os participantes sobre prevenção aos cânceres de boca, pele, próstata e mama (que também atinge os homens) e prestou consultas preventivas, além de orientar, em casos específicos, quanto à necessidade de atendimento posterior, nas unidades de saúde.

O enfermeiro e coordenador estadual de Saúde do Homem, Jonata Paiva, considera o evento de grande relevância. “Essa ação mostra a importância que os militares têm para a nossa sociedade. É uma forma de valorizar e levar saúde a esses profissionais, que tanto contribuem para a nossa sociedade, nos protegendo”, disse.

Coordenador Estadual de Saúde do Homem, Jonata Paiva, palestrou sobre autocuidado. Foto: Ascom/PMAC

O comandante-geral da PMAC, coronel Luciano Fonseca, que também esteve presente no evento, aproveitou para realizar aferição de pressão arterial e agradeceu o apoio da Secretaria de Saúde, bem como parabenizou a Diretoria de Saúde pela iniciativa, que considera de grande importância para a instituição.

Notícias relacionadas :

spot_img

NÃO DEIXE DE LER