Menu

Empreendedorismo como Saída: Quase 55% dos MEIs acreanos no CadÚnico recebem Bolsa Família

O Acre apresenta um dos maiores percentuais do Brasil de microempreendedores individuais (MEIs) inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) que também são beneficiários do Programa Bolsa Família. Um estudo conjunto do Sebrae e do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) aponta que 54,8% dos MEIs acreanos no CadÚnico têm vínculo com o programa, posicionando o estado em terceiro lugar no ranking nacional, próximo ao Amazonas (56,3%) e ao Piauí (54,6%).

O levantamento destaca que, para muitos no estado, o empreendedorismo é um caminho trilhado após a entrada em programas sociais, visto que 54,8% dos MEIs acreanos iniciaram seus negócios depois de ingressarem no CadÚnico. A parceria entre o MDS e o Sebrae tem sido fundamental para oferecer apoio técnico, uma estratégia que, em nível nacional, resulta em maior longevidade para as empresas: 78,9% dos MEIs apoiados pelo Sebrae permanecem ativos, contra 61,5% dos não atendidos.

A diversificação econômica é uma realidade entre esses empreendedores no Acre: o setor de serviços lidera com 53,1% das atividades, seguido pelo comércio (26,5%), indústria (10,1%), construção civil (9,7%) e agropecuária (0,5%). Este cenário local reflete um movimento nacional, onde 4,6 milhões de MEIs estão identificados no CadÚnico, sendo que 2,5 milhões deles abriram suas empresas após a inscrição no cadastro social.

Notícias relacionadas :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS