Menu

Energia elétrica ficará mais cara no mês de setembro, passando para a bandeira vermelha patamar 2

A bandeira tarifária das contas de energia elétrica para setembro será vermelha no patamar 2, o que resultará em um acréscimo de cerca de R$ 7,88 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Conforme informou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a mudança é consequência da previsão de chuvas abaixo da média nos reservatórios das hidrelétricas, o que levou ao acionamento das usinas termelétricas, que têm um custo mais elevado de produção de energia.

Essa é a primeira vez desde agosto de 2021 que a bandeira vermelha no patamar 2 foi aplicada. Desde então, predominou a bandeira verde, que não inclui cobrança adicional na fatura de energia. Apenas em julho deste ano a bandeira foi amarela (com um acréscimo de R$ 1,88 a cada 100 kWh consumidos), mas em agosto retornou ao verde.

De acordo com a Aneel, antes da implementação do sistema de bandeiras, o custo das termelétricas acionadas durante a seca era repassado apenas no reajuste tarifário anual, o que dificultava para os consumidores saberem quando era necessário reduzir o consumo de energia.

Veja as principais orientações para evitar o desperdício de energia elétrica:

– Evitar banhos longos com o chuveiro elétrico;

– Não deixar luzes acesas em ambientes desocupados ou durante o dia;

– Priorizar a compra de aparelhos com selo de eficiência A do Inmetro e lâmpadas de LED, que são mais econômicos;

– Acumular roupas para lavar e passar de uma só vez;

– Aproveitar a iluminação e ventilação naturais, entre outras medidas.

Notícias relacionadas :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS