sábado, 22 junho 2024
spot_img

Equipe do Parque Ambiental Chico Mendes faz treinamento de acidentes ofídicos e manejo de serpentes

Na última terça-feira, 30, os funcionários do Parque Ambiental Chico Mendes, incluindo tratadores, biólogos, veterinários e agentes de portaria, fizeram um curso de acidentes ofídicos e manejo de serpentes com o biólogo herpetólogo e professor da Universidade Federal do Acre, doutor Moisés Barbosa.

O objetivo do curso foi capacitar a equipe para o trabalho diário com estes animais, prevenção de acidentes e também como proceder caso os acidentes ocorram.

“Além das serpentes sob cuidados humanos, no zoológico, o Parque Chico Mendes, como área de conservação, possui muitas serpentes de vida livre, peçonhentas e não peçonhentas. É importante que nossa equipe esteja preparada caso encontrem esses animais durante o trabalho e saibam lidar, para a segurança deles próprios, do visitante e do próprio animal”, enfatiza a coordenadora do Parque, Joseline Guimarães.

Thiago Rocha, agente de portaria e zoológico, diz que ficou muito feliz com a experiência, vencendo o próprio medo.

“Não foi tarefa fácil, mas fiquei muito feliz com a oportunidade do treinamento”.

O professor Moisés Barbosa é especialista nos estudos de répteis e anfíbios, ministra aula em cursos como Ciências Biológicas e Engenharia Florestal, coordena o laboratório de Herpetologia da UFAC e é um antigo parceiro do Parque, sempre envolvido em trabalhos de educação ambiental. Anteriormente, fez um levantamento da fauna de répteis e anfíbios do Parque Chico Mendes, concluindo que somente nos 57 hectares do Chico Mendes, existem mais espécies desses animais do que em toda a Europa.

“Espero que vocês todos saiam daqui como pessoas que respeitam esses animais”, disse durante o curso.

É importante ressaltar aos visitantes do Parque Chico Mendes que, caso encontrem serpentes durante a visita, não se aproximem e busquem um dos funcionários para o manejo correto e seguro.

Compartilhe:

spot_img

Notícias relacionadas :

spot_img

NÃO DEIXE DE LER

VEJA O QUE ACONTECE NO BRASIL E NO MUNDO