Promover ações integrativas entre o Acre e os departamentos bolivianos de Pando e Madre de Dios, fomentando a geração de negócios, emprego e renda com desenvolvimento sustentável, foi o objetivo dos encontros realizados nesta terça-feira, 21, na sede da governança de Pando, em Cobija, e na Câmara de Vereadores da cidade.
O governo do Acre foi representado pelos titulares da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), Assurbanipal Mesquita, e pela presidente Agência de Negócios (Anac), Waleska Bezerra. A recepção foi realizada pelo governador de Pando, Regis Germán Richter.
Para o secretário Assurbanipal Mesquita, as relações transfronteiriças se tornaram tema prioritário do ponto de vista econômico, visto que a Amazônia Sul Ocidental tem uma área geopolítica estratégica.
“Estamos reestabelecendo grupos de trabalho formados entre os estados envolvidos, no sentido de implementar ações de integração regional no processo de desenvolvimento, levando em conta vários fatores, entre eles o fortalecimento da Rota Quadrante Rondon, a exportação e importação de produtos, as feiras como promoção de negócios e o turismo”, destacou.
Já Waleska Bezerra afirmou que a Anac vem cooperando para a vitalidade da economia, estimulando principalmente a promoção de negócios. “O fortalecimento dos estados da região andina possibilita a geração de novos empregos e a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Essa união é fundamental para o crescimento regional”, analisou.
O governador Richter lembrou que o principal desafio é estabelecer uma rota entre a maior floresta tropical do planeta, a Amazônia, e a mais extensa cadeia de montanhas da Terra, a Cordilheira dos Andes. E elogiou as ações realizadas pelo governo do Acre.
“Estamos contentes com o trabalho do governador Gladson Cameli. Essa rota trinacional precisa ser integrada. A Bolívia tem o passo fronteiriço entre San Pedro de Atacama e o Salar de Uyuni, um ponto de cruzamento entre Bolívia e Peru. Esse intercâmbio comercial e cultural será muito bom para todos”, acrescentou.
Na Câmara Municipal de Cobija, o presidente da Comissão Especial de Águas, vereador Fernando Fernandez, abordou a importância da gestão de crises climáticas integradas, discorrendo sobre as dificuldades enfrentadas nos últimos anos, com a cheia do Rio Acre e o saneamento básico das cidades de fronteira.
O grupo de trabalho vai planejar ações integradas com base nas feiras Expoacre, Expo Pando e Expocruz, com a elaboração de um portfólio de negócios.