sexta-feira, 19 abril 2024 - 7:29
spot_img

Estado e Prefeitura de Rio Branco unem forças para socorrer vítimas das cheias

Município e Estado somam forças para chegar em muito mais pessoas (Foto: Val Fernandes/Assecom)

 

A prefeita de Rio Branco em exercício, Marfisa Galvão, acompanhada do governador Gladson Camelli, anunciou na tarde desta sexta-feira (24), ajuda mútua entre estado e município para o atendimento às vítimas da enchente na capital. O governador do estado, afirmou que esse é o momento de levar apoio às famílias que mais precisam.

“Liguei para a prefeita Marfisa ontem 1h da manhã, ela estava reunida com equipe da prefeitura, hoje eu reuni a equipe do estado, para fazermos a comunicação e otimizar as equipes, para atingir um maior número de pessoas no atendimento. O que importa é que estamos juntos em dar uma mão amiga às pessoas que mais precisam.”

A prefeita em exercício disse que a equipe da defesa civil municipal já vem acompanhando e fazendo o levantamento dessa enxurrada. Ela explicou que até o momento da enxurrada a prefeitura estava conseguindo controlar, mas que chegou uma hora que o governo do estado teve que entrar e somar forças para chegar em muito mais pessoas.

“Isso é muito importante para o acolhimento, socorrer as pessoas que realmente estavam aflitas naquela situação. Por mais que os igarapés estejam vazando, nós temos o rio Acre enchendo e numa velocidade muito grande, então a gente pede para que as pessoas que sabem que suas casas alagam, solicite ajuda o mais rápido possível, e que saia das suas casas, mesmo que não dê para tirar as coisas, mas saiam, e retirem a sua família.”

Marfisa Galvão reforçou a importância desta parceria entre todos e afirma o apoio do governo federal, através do decreto emergencial que foi feito pela prefeitura, a pedido do prefeito Tião Bocalom.

“Os recursos vão ser garantidos, a prefeitura já garantiu 5 milhões, o estado também está dando o apoio necessário, o governo federal está acenando uma verba para vir para o município, temos o apoio do legislativo, da câmara de vereadores, dos deputados estaduais, e de outros prefeitos de outros municípios que estão vindo para a capital ajudar.”

De acordo com o tenente do corpo de bombeiros, Jhonnatas Gomes, aproximadamente 6 mil famílias foram atendidas diretamente pelo corpo de bombeiros, e mais de 22 mil pessoas atingidas diretamente, desde a quinta.

“Hoje o corpo de bombeiros está conseguindo dar uma resposta bem ativa a sociedade, com vários parceiros, temos a prefeitura, o exército brasileiro, polícia militar, e hoje o governador também destinou mais de 14 secretarias para dar apoio a toda essa logística.  Estamos com 230 bombeiros, que estão atuando, 140 policiais militares, 26 militares do exército, fora os órgãos de apoio que estão dando todo o suporte para o corpo de bombeiros.”

Compartilhe:

spot_img

Notícias relacionadas :

spot_img
spot_img

NÃO DEIXE DE LER

spot_img

VEJA O QUE ACONTECE NO BRASIL E NO MUNDO