Menu

Estética pré-Carnaval: cuidados e riscos que entram na conta da beleza

Com a chegada do Carnaval, cresce a busca por procedimentos estéticos capazes de entregar resultados rápidos e deixar a aparência mais descansada para os dias de folia. Neste período, famosas, como Virginia Fonseca e Lívia Andrade, buscam intensificar os tratamentos no rosto e, principalmente antes dos blocos e desfiles.

Porém, junto com os procedimentos, surgem também dúvidas importantes sobre os cuidados e riscos. O planejamento é essencial para evitar efeitos indesejados, inchaços ou complicações, principalmente nesta época do ano.

Algumas escolhas das celebridades

Segundo o dermatologista Flégon, especialista em preenchimento facial e corporal, e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), antes do Carnaval as famosas priorizam tratamentos com efeito mais rápido e no foco corporal.

“No Carnaval, o foco é o corpo! Os bioestimuladores de colágeno são os queridinhos, porque deixam a pele mais firme, especialmente em regiões como glúteos, coxas e abdome”, explicou.

Virginia Fonseca
Virginia Fonseca / Reprodução/Instagram
A influenciadora apostou em um all blond mais claro e luminoso, com acabamento preciso e movimento marcante
A influenciadora apostou em um all blond mais claro e luminoso, com acabamento preciso e movimento marcante / virginia/Instagram/Reprodução
Lívia Andrade
Lívia Andrade / Reprodução/Instagram
Lívia Andrade
Lívia Andrade / Reprodução/Instagram

Ele destacou, ainda, a drenagem linfática, que ajuda a reduzir retenção de líquidos e evidenciar a musculatura, além de tratamentos para celulite, que precisam ser feitos com antecedência por poderem deixar marcas temporárias.

Busca por tratamentos no rosto

O especialista ressaltou também que no rosto a procura também aumenta: “A toxina botulínica é indicada para promover uma aparência mais descansada, os skinboosters melhoram a hidratação e o viço da pele, e os bioestimuladores também podem ser usados na face. Em alguns casos, fazemos pontos de estruturação com ácido hialurônico”, afirmou o dermatologista.

Já o cirurgião plástico Marco Cassol confirmou essa tendência e acrescentou que as famosas evitam intervenções cirúrgicas próximas ao Carnaval.

“Antes da folia, a maioria busca procedimentos com melhora visível e baixo tempo de recuperação. No corpo, por exemplo, tratamentos para contorno e qualidade da pele, como radiofrequência, ultrassom e drenagem linfática são as mais buscadas. Cirurgias como lipoaspiração ficam fora desse período devido ao pós-operatório mais delicado”, relatou.

Fatores decisivos

O tempo entre o procedimento e o evento é um fator decisivo. Flégon destacou que tudo depende do chamado downtime, que é o período necessário para recuperação da pele.

“Existem procedimentos sem downtime, como ultrassom microfocado e drenagem linfática, que podem ser feitos até próximo do Carnaval. Já a toxina botulínica começa a agir em dois a três dias, com efeito máximo em cerca de 14 dias. Já os bioestimuladores precisam de pelo menos 15 a 30 dias para começar a mostrar resultado”, pontuou.

Marco observou que, em alguns casos, o planejamento costuma começar com dois a três meses antes: “Bioestimuladores, ultrassom e lasers dependem da resposta biológica do organismo. A toxina botulínica, por exemplo, costuma ser aplicada entre 15 e 30 dias antes do Carnaval, quando o efeito já está estabilizado”, esclareceu.

Foco nos resultados

Para Flégon, quando o assunto é resultado rápido, a drenagem linfática se destaca: “Ela (drenagem) tem efeito imediato, pois reduz retenção de líquidos e ajuda a definir o contorno corporal. Já a harmonização facial com ácido hialurônico pode apresentar melhora imediata”, pontuou.

Mas o dermatologista alertou para a possibilidade de pequenos hematomas: “Os bioestimuladores, especialmente no corpo, precisam ser planejados com pelo menos um mês de antecedência”, reforçou.

Atenção redobrada

Nos cuidados pós-procedimento, a atenção precisa ser redobrada. Marco Cassol complementou que, principalmente após procedimentos injetáveis, é fundamental evitar calor excessivo, consumo exagerado de álcool e atividade física intensa nos primeiros dias.

“Hidratação adequada e uso rigoroso de protetor solar fazem toda a diferença. O Carnaval pode ser aproveitado, sim, mas com consciência de que saúde e segurança vêm antes da estética
imediata”, concluiu.

Notícias relacionadas :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS