A Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Acre (SEE) realiza nos dias 12 e 13, na Escola Jornalista Armando Nogueira, em Rio Branco, o evento Escola Jovem Café – Refletindo resultados e fortalecendo práticas de gestão para aprendizagem.

A iniciativa, que é feita em parceria com os institutos Natura e Sonho Grande, organizações sem fins lucrativos que apoiam políticas e iniciativas de educação integral, incluindo ações desenvolvidas no Acre, reúne gestores, coordenadores e estudantes protagonistas das escolas de ensino médio em tempo integral de diferentes municípios, como Rio Branco, Brasileia, Plácido de Castro, Acrelândia, Tarauacá e Cruzeiro do Sul, representantes das escolas parciais convidadas para vivenciar a metodologia. O evento também é transmitido via internet para os municípios do Vale do Juruá.
Durante a solenidade de abertura, o secretário de Estado de Educação e Cultura, Aberson Carvalho, destacou a relevância do modelo e como ele transforma a vida dos estudantes e fortalece o aprendizado por meio da vivência e do protagonismo.

“O segredo da educação pública está na escola integral. É nela que o estudante constrói seu percurso, desenvolve autonomia e sentido de pertencimento. O integral é o futuro da educação pública do país” afirmou o gestor.
Atualmente, o Acre conta com 21 escolas integrais de ensino médio e 15 de ensino fundamental, e a previsão é de que o modelo seja ampliado para mais 30 escolas em 2025, somando as duas modalidades.

Aberson também anunciou a meta de crescer 70% na oferta de escolas integrais, com expansão para unidades do campo e novas estruturas no Juruá: “Nosso sonho é ver o Acre com 70% da rede estruturada em tempo integral, porque esse modelo é o que mais garante qualidade e oportunidades aos nossos jovens.”
Já a chefe do Departamento de Ensino Médio, professora Danielly Matos, destacou o papel dos gestores na consolidação das escolas integrais e lembrou que o evento coincidiu com o Dia do Gestor Escolar.
“Hoje é um dia especial porque celebramos o trabalho de quem lidera e inspira comunidades inteiras. O Jovem Café é feito com muito amor, e é uma oportunidade de refletir práticas e fortalecer nossa rede de forma colaborativa e integral”, destacou Danielly.

A programação conta com uma formação sobre liderança e gestão baseada em evidências para as equipes gestoras conduzida pela professora Maria Medeiros, ex-secretária Executiva de Educação Integral e Profissional de Pernambuco. Maria enfatiza que a educação integral vai além do tempo na escola, trata-se de um projeto de vida.
“A escola integral coloca o jovem no centro das práticas educativas. É o espaço onde ele exercita o protagonismo e constrói seu projeto de vida. Como dizia o pedagogo Antônio Carlos Gomes da Costa, é o lugar onde se pode ‘sonhar com degraus’, porque sonhar é preciso, mas é ainda melhor quando se tem meios de realizar”, pontua a professora.

Entre os estudantes, Kauane Cristine, da Escola Humberto Soares, representou os jovens protagonistas e destacou a importância de momentos como esse: “Nossa presença aqui simboliza o futuro do Acre. Que o dia seja de muito aprendizado, energia positiva e novas ideias para levarmos às nossas escolas”.
Sobre a escola em tempo integral e o papel dos jovens protagonistas

A escola em tempo integral é um modelo de ensino que amplia a jornada escolar e oferece aos estudantes oportunidades de aprendizagem mais completas, integrando formação acadêmica, social e emocional. Nela, o aluno permanece mais tempo na escola, vivenciando diferentes experiências de conhecimento, cultura, esporte e cidadania. O foco é o desenvolvimento integral do estudante, estimulando autonomia, responsabilidade e propósito de vida.
Dentro desse modelo, os jovens protagonistas assumem um papel ativo no cotidiano escolar. Eles são os estudantes que participam das decisões, propõem ideias, colaboram na organização de projetos e representam a voz dos colegas, tornando-se agentes de transformação na comunidade educativa. O protagonismo juvenil é parte essencial da educação integral, pois incentiva o estudante a reconhecer seu potencial, exercer liderança e construir o próprio caminho de aprendizado.


