Apesar da recusa da Câmara de Rio Branco em convocar o ex-secretário municipal de Saúde, Eliatian da Silva Nogueira, para prestar esclarecimentos, ele decidiu comparecer voluntariamente ao parlamento. O requerimento para sua convocação, apresentado pelo vereador André Kamai (PT), foi rejeitado por 9 votos a 4, mas isso não impediu que o ex-gestor manifestasse interesse em abordar o caso dos kits Aedes do Bem, adquiridos durante sua gestão e alvo de denúncias.
O vereador Eber Machado (MDB) anunciou a decisão de Eliatian na tribuna, informando que recebeu uma ligação do ex-secretário confirmando sua intenção de comparecer à Câmara, independentemente do apoio da base governista. Machado, que busca apoio para instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre a compra dos kits, destacou que a oposição questiona tanto a validade do material quanto possíveis irregularidades no processo de contratação.
Na semana anterior, o atual secretário de Saúde, Rennan Biths, já havia esclarecido o assunto no parlamento. Ele informou que a vida útil do material é curta, desta maneira, os kits vencidos foram devolvidos à empresa responsável e que um novo cronograma de entrega foi estabelecido para garantir uma melhor estratégia de aplicação do material, cujo objetivo é reduzir a proliferação do mosquito transmissor da dengue.