Menu

Federações Estaduais defendem mudança na CBF e lançam Samir Xaud como novo nome

A Federação de Futebol do Acre está entre as 19 entidades estaduais que romperam com o presidente afastado da CBF, Ednaldo Rodrigues, manifestando apoio à possível candidatura de Samir Xaud, atual presidente eleito da Federação Roraimense de Futebol. Em um manifesto conjunto divulgado no dia 15, as federações defenderam mudanças na gestão da entidade máxima do futebol brasileiro, criticando a concentração de poder e propondo uma renovação nas ideias e práticas administrativas.

Samir Xaud, médico infectologista e empresário na área de treinamentos, foi eleito para presidir a federação de Roraima a partir de 2027, sucedendo seu pai, Zeca Xaud. Caso seja escolhido para comandar a CBF, ele não assumirá o cargo estadual. Apesar do apoio das federações, sua candidatura enfrenta resistência de clubes que questionam a baixa representatividade da Federação Roraimense, que possui apenas 10 clubes filiados, com apenas um participando de competição nacional.

A eleição para a presidência da CBF, que valerá para o período de 2025 a 2029, ainda não tem data marcada, mas deve ser convocada em até 30 dias pelo interventor Fernando Sarney. Apesar das críticas, os defensores de Samir apostam em seu perfil técnico e administrativo como símbolo de renovação. Outros nomes também são cogitados, como Reinaldo Carneiro Bastos, enquanto Ednaldo Rodrigues tenta reverter judicialmente seu afastamento, embora tenha perdido apoio da maioria das federações.

Com informações do Estadão.

Notícias relacionadas :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS