Menu

Funai abre seleção com vagas no Acre para proteção de povos indígenas isolados

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) abriu um Processo Seletivo Simplificado com 155 vagas imediatas para atuação no Acre, por meio da Frente de Proteção Etnoambiental (FPE) Envira. As inscrições, gratuitas e presenciais, ocorrerão entre os dias 18 e 22 de agosto de 2025. A seleção tem como foco o fortalecimento das ações de proteção a povos indígenas isolados e de recente contato, em cumprimento às decisões das ADPFs 709 e 991.

As vagas são temporárias e contemplam os cargos de auxiliares, agentes e especialistas de Proteção Etnoambiental, com lotação em áreas ligadas à Diretoria de Proteção Territorial da Funai. No total, mais de mil vagas serão distribuídas entre o Distrito Federal e estados da Amazônia Legal. O Acre terá a terceira maior oferta, atrás apenas das frentes do Vale do Javari e Yanomami e Ye’kuana, localizadas no Amazonas e Roraima.

Além do Acre, o processo também contempla oportunidades em outros estados, como Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Roraima, com prazos de inscrição variáveis. Na FPE Envira, os aprovados atuarão em regiões de floresta com presença de povos isolados, desempenhando papel crucial na preservação de territórios e modos de vida tradicionais. O certame também garante reserva de vagas para pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas e com deficiência.

Notícias relacionadas :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS