A Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre) deu mais um passo importante para melhorar a assistência prestada aos pacientes do setor de nefrologia. Agora, o serviço conta com um fisioterapeuta especializado para acompanhar quem realiza hemodiálise, um tratamento para pessoas com insuficiência renal crônica, condição que impede os rins de filtrarem corretamente o sangue.

Para esses pacientes, o procedimento é uma parte da rotina, visto que uma sessão de hemodiálise geralmente dura cerca de quatro horas e, na maioria dos casos, é necessário o tratamento três vezes por semana. A frequência pode variar conforme a condição clínica de cada pessoa, mas esse é o padrão adotado para garantir a remoção adequada de toxinas e líquidos do organismo.
No entanto, o tempo prolongado de sessões e a limitação física decorrente da doença podem levar à perda de força muscular e à redução da mobilidade. É nesse contexto que a atuação do fisioterapeuta se torna uma grande aliada, ajudando a melhorar a capacidade motora, prevenir complicações e proporcionar mais bem-estar no dia a dia.

Railton Gomes, chefe do setor de fisioterapia da Fundação Hospitalar, fala sobre os benefícios dessa integração: “Nosso objetivo é fazer com que os pacientes tenham um melhor condicionamento para retornar à rotina com mais autonomia. Esse suporte também é reconhecido pela nossa presidente e pelo governador, que tem investido na valorização desse serviço”.

O fisioterapeuta Thiago Roma, que atua diretamente no setor de nefrologia, reforça a relevância desse trabalho: “Atualmente, acompanho os pacientes crônicos e internados na unidade, focando na questão motora. Muitos apresentam limitações e, com a fisioterapia, conseguimos ajudar a reduzir complicações e melhorar a funcionalidade desses pacientes. A introdução da fisioterapia durante a hemodiálise tem apresentado resultados positivos”.

Para a presidente da Fundhacre, Soron Steiner, esse complemento na equipe é reflexo do compromisso da gestão com a qualidade assistencial: “Essa é mais uma conquista para a saúde pública do Acre. A nefrologia é um setor essencial, e a fisioterapia só tem a agregar ainda mais ao atendimento. O governo do Estado tem investido em tratamentos mais humanizados e eficazes, prezando pelo conforto e bem-estar dos pacientes”.
Com essa iniciativa, a Fundhacre segue avançando na oferta de um atendimento cada vez mais qualificado, colocando os pacientes no centro dos cuidados e ampliando as perspectivas de reabilitação e qualidade de vida.