O governador Gladson Cameli solicitou e recebeu garantia de apoio do ministro da Educação, Camilo Santana, para avançar no processo de criação de uma universidade estadual no Acre, incluindo as medidas de permissão ao credenciamento da instituição junto com esse ministério. A reunião foi realizada nesta quarta-feira, 21, na sede do ministério, em Brasília.
“A universidade estadual não é nosso plano de governo, é um compromisso de governo com a população. Já estamos trabalhando com esse objetivo e viemos pedir apoio, para avançar e poder entregar o quanto antes essa obra tão importante para nossos estudantes”, disse o governador.
“Podem preparar a documentação”, disse o ministro Camilo Santana, garantindo apoio para a criação da instituição, que estará ligada ao Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), oferecerá cursos superiores na área tecnológica e deverá funcionar na unidade Campos Pereira, na Cidade do Povo, em Rio Branco.
“Nos próximos dias o governador deverá aprovar a ordem de serviço para a reforma e manutenção desse espaço”, afirmou o secretário de Educação, Aberson Carvalho, também presente na reunião. O próximo passo será estabelecer uma comissão para providenciar projetos necessários ao credenciamento da universidade no Ministério da Educação (MEC), assunto que também foi tratado com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica da pasta, Marcelo Bregagnoli.
Também presentes à reunião, o presidente do Ieptec, Alírio Wanderley Neto, que comemorou, afirmando tratar-se de “um sonho” do governo e demais envolvidos “que estão se realizando”; A diretora de Ensino da instituição, Mara Lima, que destacou a importância de o Estado ampliar a oportunidade de acesso ao ensino superior para os estudantes acreanos.
Mais avanços
Na reunião com o ministro Camilo Santana, o governador também pediu apoio para mais avanços relacionados às escolas indígenas, investimentos na educação no campo e para escolas em tempo integral, recebendo também garantia de apoio naquele ministério.
Também participaram da audiência, pelo Acre, o chefe de gabinete do governador, José Rosemar Messias, o procurador do Estado, João Paulo Setti, além de outros membros da equipe do MEC envolvidos nos assuntos referentes ao Estado do Acre.