O governo anunciou nesta quinta-feira, 22, o cancelamento do tradicional Carnaval da Família em Rio Branco. A medida foi tomada para redirecionar todos os esforços e recursos estaduais para o monitoramento da cheia e o atendimento emergencial à população. Segundo a nota oficial, a estrutura governamental está totalmente mobilizada para dar suporte logístico e de assistência social às defesas civis municipais, garantindo uma resposta rápida à crise.
A administração estadual enfatizou que, diante da elevação do nível do rio, a prioridade absoluta é a proteção da vida e o amparo aos cidadãos em situação de risco. As equipes de socorro estão concentradas nas áreas mais críticas da capital, onde os alagamentos são recorrentes, incluindo bairros como Seis de Agosto, Cadeia Velha, Habitasa, Base, Benfica e Ayrton Senna.
O impacto da enchente já atinge diretamente 2.286 pessoas, totalizando cerca de 631 famílias, segundo a Defesa Civil Municipal. Para acolher os desabrigados, o Parque Wildy Viana já recebe famílias e seus animais, enquanto um grupo de famílias indígenas foi levado para a Escola Leôncio de Carvalho. Além disso, outras famílias que precisaram deixar suas casas estão recebendo acompanhamento contínuo da rede de assistência social.
Veja nota na íntegra:
Nota pública sobre o Carnaval da Família
O governo do Estado do Acre informa à população que, em razão da situação atual do Rio Acre, que se encontra acima da cota de transbordamento, não realizará, neste ano, o tradicional Carnaval da Família.
A decisão foi tomada com base na responsabilidade com a segurança da população e na prioridade absoluta às ações de monitoramento, prevenção e atendimento às famílias afetadas ou em risco em decorrência da elevação do nível do rio.
Neste momento, todos os esforços do governo estão concentrados no enfrentamento dos impactos causados pela cheia, garantindo assistência social, logística e suporte às defesas civis municipais.
O governo do Acre agradece a compreensão da sociedade e reforça seu compromisso com a proteção da vida e o bem-estar da população acreana.
Governo do Estado do Acre


