sábado, 22 junho 2024
spot_img

Governo compõe presidência do Conselho dos Direitos da Mulher do Acre

“Esta posse é um dia marcante para todas nós, pois representa o fortalecimento da promoção da igualdade de gênero e a defesa do direito das mulheres em âmbito estadual”, definiu a secretária de Estado da Mulher do Acre (Semulher), Márdhia El-Shawwa, em sua posse como vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim/AC) para o biênio 2023-2025.

O evento foi realizado na tarde desta quarta-feira, 24, na sede do Ministério Público do Acre, em Rio Branco, ocasião em que foram empossadas 47 conselheiras, atuantes em diversos órgãos e movimentos sociais destinados aos direitos das mulheres. A presidência da entidade foi assumida pela ativista dos direitos das mulheres Geovana Castelo.

Márdhia El-Shawwa, secretária da Mulher, foi empossada como vice-presidente do Cedim/AC. Foto: Tenyson Passos/PGE

O Cedim do Acre, instituído pela Lei nº 2.431/2011, e sua alteração, realizada por meio da Lei nº 2.705 /2013, desempenha um papel fundamental na promoção e defesa dos direitos das mulheres em todo o estado. Com sede na capital acreana, o Cedim é um órgão de deliberação colegiada com o propósito de propor, analisar, acompanhar e fiscalizar ações, programas e projetos voltados para a promoção e defesa dos direitos da mulher.

Márdhia reiterou que o governo do Acre tem cumprido com a sua parte na promoção dos direitos das mulheres e citou, como exemplo, a reimplantação da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher) e a entrega do prédio-sede da pasta.

“Além disso, reativamos as duas unidades móveis de atendimento [Ônibus Lilás] e articulamos o comitê gestor do Plano Estadual de Políticas Públicas para Mulheres, além de termos sido um dos primeiros estados a realizar o Fórum Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, seguindo as diretrizes do Ministério das Mulheres. Nossa luta é pela redução do feminicídio, e a principal forma de combatê-lo é com a educação, conscientização e orientação”, declarou.

“Sinto-me honrada em representar cada uma de vocês, cada mulher do nosso estado”, disse Geovana Castelo, presidente do Cedim/AC. Foto: Tenysson Passos/PGE

Geovana Castelo relembrou a importância na reativação da Semulher, bem como a rearticulação do conselho que passou a presidir. “Sinto-me honrada em representar cada uma de vocês, cada mulher do nosso estado. É uma responsabilidade grande, uma missão árdua, que faremos com todo esforço e dedicação”, afirmou.

Também estiveram presentes no evento a procuradora-geral do Acre, Janete Melo, representando o governo do Estado;e a coordenadora da Patrulha Maria da Penha, capitã PM Priscila Siqueira.

Compartilhe:

spot_img

Notícias relacionadas :

spot_img

NÃO DEIXE DE LER

VEJA O QUE ACONTECE NO BRASIL E NO MUNDO