sexta-feira, 19 abril 2024 - 6:30
spot_img

Governo entrega mudas de café clonal para produtores de Porto Acre

O governo do Estado segue investindo no programa de fortalecimento da cafeicultura. E, nesta última semana de 2023, fez a entrega de 44 mil mudas de cafés clonais para 25 produtores de Porto Acre. As mudas produzidas em Rondônia serão distribuídas para mais 121 agricultores familiares dos demais municípios acreanos, totalizando 440 mil unidades.

Entrega ocorreu na Rodovia AC-10, quilômetro 29, Vila do V, Ramal do Seringueiro, quilômetro 5, Projeto de Assentamento Tocantins, Porto Acre/AC. Foto: cedida

Os investimentos do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura (Seagri), asseguram ampla assistência aos produtores, incluindo entrega de calcário, fertilizantes, mudas de cafés clonais, além de apoio no preparo das áreas por meio da mecanização, utilização de perfurador do solo para facilitar a abertura das covas.

Incentivos a cadeia produtiva do café incluem ainda a capacitação que está sendo ministrada pela parceria entre a Seagri, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), promovendo os cursos e dias de campo para melhorar a condução das lavouras, além da qualidade desses cafés produzidos no estado.

Objetivo do Programa de Fortalecimento da Cafeicultura no Estado do Acre é impulsionar o setor, promovendo melhoria na qualidade do café e a elevação da produtividade. Foto: cedida

Segundo a engenheira agrônoma responsável pelo Núcleo da Cafeicultura da Seagri, Michelma Lima, o Acre se consolida como segundo maior produtor de cafés da espécie canéfora da Região Norte e os investimentos do governo têm o intuito de alavancar e aumentar a produtividade das lavouras cafeeiras.

Com a devida assistência técnica fornecida pela Seagri, produtores adotarão práticas inovadoras como o uso de mudas adaptadas às condições de solo e clima do Acre, recuperação do solo com calcário e adubo, emprego de produtos no combate a doenças e o auxílio com perfuradores de solo para otimizar o preparo das covas, reduzindo tempo e mão-de-obra. Foto: cedida

O presidente da Associação de Moradores e Produtores Rurais do Projeto de Assentamento Tocantis (Aprotac), Abílio Caetano de Brito destacou a felicidade de estar recebendo as mudas de café, que segundo ele, trará grandes benefícios para toda a comunidade. “Queremos agradecer ao governador Gladson e ao secretário Tchê. Além das mudas, temos recebido todo apoio técnico da secretaria, que nos dão todas as orientações. Graças a Deus estamos recebendo toda essa assistência que é de grande valor para nós  agricultores, porque é uma renda garantida.”

Compartilhe:

spot_img

Notícias relacionadas :

spot_img
spot_img

NÃO DEIXE DE LER

spot_img

VEJA O QUE ACONTECE NO BRASIL E NO MUNDO