domingo, 14 abril 2024 - 5:41
spot_img

Governo Federal autoriza repasse de mais de R$ 1 milhão após temporais em Mâncio Lima

Casa foi destelhada durante tempestade na zona rural de Mâncio Lima — Foto: Arquivo/Defesa Civil Municipal

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (16) a autorização para repasse de pouco mais de R$ 1 milhão ao município de Mâncio Lima, no interior do Acre, para assistência a famílias atingidas pelos temporais no início de setembro.

Mâncio Lima registrou três temporais em 10 dias no início de setembro, e ventos de até 150 km/h causaram destruição na cidade. À época, segundo a prefeitura, mais de 650 famílias foram afetadas. No dia 18 de setembro, o Governo Federal reconheceu a situação de emergência declarada pelo município.

De acordo com a gestão do município, os recursos serão utilizados para aquisição de cestas básicas, colchões, e outros itens de dormitório, com dispensa de licitação, justificada pela “urgência atípica” da situação.

“Somente terão acesso aos benefícios as famílias que realizaram cadastro junto a Defesa Civil Municipal após os eventos. Hoje, não é mais possível a realização do mesmo, visto que, o Governo Federal estabelece um prazo após os fatos ocorridos”, explicou a prefeitura.

Ainda segundo o município, essa é a primeira fase do plano de auxílio por conta dos temporais. Além da ajuda humanitária para aquisição de itens, haverá uma etapa de reparo de danos a residências que tiveram a cobertura arrancada pelo vento, e por fim, a reconstrução de residências que foram completamente destruídas, fase que ainda aguarda aprovação de recursos pelo executivo federal.

G1 AC

Compartilhe:

spot_img

Notícias relacionadas :

spot_img
spot_img

NÃO DEIXE DE LER

spot_img

VEJA O QUE ACONTECE NO BRASIL E NO MUNDO