terça-feira, 18 junho 2024 - 7:28
spot_img

Governo leva atendimentos do Programa Juntos Pelo Acre para moradores da comunidade Vila Verde

Garantindo serviços de promoção, bem-estar e cidadania, o governo do Acre por meio do Programa Juntos Pelo Acre, realizou neste sábado, 8, o segundo dia de ação da nova edição do programa, desta vez  na Comunidade Vila Verde, localizada no km 58 da Transacreana, em Rio Branco.

Vice-governadora, Mailza visitou todos os serviços disponíveis e destacou a importância do programa para os acreanos. Foto: Neto Lucena / Secom

Representando o Executivo, a vice-governadora Mailza Assis esteve presente acompanhando o trabalho realizado pelas equipes de secretarias e autarquias do governo do Acre que garantiram a oferta de todos os serviços ofertados pelos órgãos do Estado.

Mailza agradeceu também o trabalho em parceria com a prefeitura de Rio Branco, com o prefeito Tião Bocalom e todos os secretários de Estado, pois segundo ela, com a união e a concentração de todos os serviços públicos é possível alcançar as comunidades.

“Deixo aqui nosso agradecimento ao governador Gladson Cameli, que tem dado todo o apoio, incentivo e condições pra gente fazer esse serviço maravilhoso, que cumpri a nossa função como gestores públicos  e representantes políticos da sociedade, que é cuidar de pessoas, e é o nosso lema. Por isso, é uma satisfação enorme estar aqui e deixar essa comunidade contemplada e claro, dando seguimento as suas necessidades que é a função do Programa, fazer o acolhimento, levantar às necessidades e dar seguimento até que a pessoa esteja completamente atendida”, ressaltou a vice-governadora.

O coordenador do programa secretário de Governo Luiz Calixto explicou que essa é uma forma de aproximar o Estado das pessoas e de cuidar da população.

Coordenador do Juntos Pelo Acre, enfatiza a importância de aproximar o Estado da População. Foto: Neto Lucena/Secom

“Nós escolhemos a Vila Verde por se tratar de uma zona rural onde as pessoas têm mais dificuldade de acessar os serviços públicos. Por isso estamos oferecendo essa cesta de serviços públicos para que as pessoas, tenham mais comodidade e possam acessá-los. E dentre os serviços estão atendimento médico, identidade, de registro civil, de Procon, ou seja, toda a estrutura do Estado que foi aqui instalada e disponibilizada para bem atender as pessoas”, destacou o gestor.

Sobre a expansão do programa o coordenador explicou que a meta é avançar para os municípios, para a zona rural, nas áreas mais carentes, porque é uma forma de aproximar o governo do Estado das pessoas. “ O lema deste governo, de cuidar das pessoas e temos aqui mais de 30 secretarias funcionando, em um trabalho integrado com a comunidade, com as igrejas, com as associações de moradores, porque nós precisamos fazer essa interação. Precisamos fazer as pessoas entenderem que todos nós somos um só, que nós somos o Estado e não somos peças distintas. Não existe nenhum Estado sem povo, nem povo sem Estado. Então nos unimos para fazer esse grande programa que terá continuidade em outros bairros, em outras localidades, e em outros espaços mais distantes do nosso estado”, pontou Luiz Calixto.

Parceria entre estado e prefeitura garantiram atendimentos médicos, odontológico, exames e vacinação. Foto: Neto Lucena/Secom

Na área da Saúde, a chefe da Divisão de Saúde Itinerante Especializada da Sesacre, Rosemary Ruiz, destacou sobre os atendimentos oferecidos na ação, “ Trouxemos vários serviços, dentre eles clínico geral, pediatria, vacina e oftalmologia e também, na parte dos exames, os testes rápidos para HIV, Hepatite virais e sífilis. E temos a expectativa de atender mais de 500 pessoas hoje, com todos os serviços da saúde”, destacou.

Alem destes, foram disponibilizados os agendamentos de exames, consultas e cirurgias médicas, vacinas, testes para glicemia, triagem para doação de sangue e hemograma completo para quem passou pela triagem.

Mãe de 7 filhos, Aline agradeceu a oportunidade de atendimento na própria comunidade. Foto: Neto Lucena.

A moradora da Vila Verde, Aline Conceição, aproveitou a ação para levar quatro dos seus sete filhos. “Eu vim consultar os meus meninos com pediatra, o meu neném que está com uma semana tendo febre e gripado, com aquela gripe que parece que não acaba, por isso eu vim atrás de uma consulta para ele”. Sobre a oferta dos serviços na comunidade, ela relata: “Muito bom, vou levar minha filha para consultar também no oftalmologista”.

A Polícia Militar do Acre (PMAC), por meio da coordenadoria de Polícia Comunitária, esteve presente com ações voltadas para o público em geral e para os estudantes da comunidade Vila Verde que realizaram um desfile de apresentação coordenado pela PMAC que também fez a exposição de veículos.

Estudantes da rede municipal de ensino realizaram apresentação coordenada pela PMAC. Foto: Neto Lucena/Secom

Marli da Silva Rodrigues, há  40 anos mora no km 60 da Transacreana, ela conta que fez exames de vista e recebeu todo atendimento oftalmológico e sobre o acolhimento ela relata.

“Maravilhoso. É muito incrível mesmo, muito bom o menino, muito gente fina,  graças a Deus e que eles continuem assim”. Sobre a promoção da ação na comunidade, ela acrescenta: “Isso aqui é um benefício muito bom, porque tem pessoas aqui que não têm. Eu tenho como ir a cidade, mas tem muitas pessoas aqui que precisam desse atendimento. E era muito bom se o governo pudesse fazer isso anualmente, pois tem muita gente que precisa desse atendimento médico. E eu espero que a saúde seja assim, cada dia melhor para todos nós”.

Dona Marli foi com seu esposo em busca de atendimento médico. Foto: Neto Lucena/Secom

A Secretaria da Mulher também esteve presente ofertando atendimento jurídico social e psicológico, identificação dos casos e articulações com as redes de atendimentos, entregas de materiais educativos, rodas de conversa sobre o tema violência contra a mulher.

No ramo do empreendedorismo, a Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete) disponibilizou barracas para que os moradores da comunidade pudessem vender seus produtos, como, foi o caso da  Odineia de Oliveira, Moradora do Ramal dos Furtados, na Vila Verde, na Transacreana km 58, que montou uma banca de salgados, suco, café e refresco. Há mais de 20 anos morando na estrada da Transacreana, ela sobre a dificuldade de locomoção e os benefícios de poder vender seus produtos na própria comunidade.

Odineia relatou sobre as vantagens de poder vender seus produtos na própria comunidade. Foto: Cedida

“Hoje eu me encontro aqui, vivo numa chácara zinha ali. A minha lida é vender cafezinho da manhã e hortaliça também. Aqui conseguimos essas barraquinhas para estar vendendo e é como conseguimos renda, porque não temos como nos deslocar daqui até Rio Branco para trabalhar e qualquer coisa aqui é melhor pra nós. Há três dias que eu estou vendendo, comecei com o refresco no primeiro dia de montagem das coisas e esses dois dias eu estou conseguindo. Vendo também cheiro-verde, tanto eu como a minha vizinha e essa é o nosso trabalho e tá dando certo, graças a Deus”, relatou Odineia.

Serviços

A Polícia Civil em parceria com a OCA também realizaram diversos serviços como tirar a, a emissão de RG, passaporte, impressão do comprovante de inscrição no CPF, atualização do CPF, inscrição do CPF, 2ª via da CNH, carteira IDjovem-validação, cadastro do site gov.br, alistamento militar, carteira estadual de pessoas com transtorno do espectro autista (e-CEPTEA), consulta de débitos: consulta NIT/CNIS/PIS/PASEP, consulta da certidão de tempo de contribuição CTC, Extrato de pagamento de benefício, agendamento para atendimento na previdência social: certidão conjunta de débitos da receita federal ou dívida ativa da união, certidão fórum cível, certidão federal, certidão de crimes, eleitorais, certidão negativa de antecedentes criminais, certidão negativa de crime militar, certidão negativa de débitos, certidão de antecedentes criminais: impressão de multa eleitoral, informação sobre onde votar, certidões, justificativa de eleição.

Foram disponibilizados à comunidade todos os eerviços realizados na OCA e na Polícia Civil. Foto: Neto Lucena/Secom

A Prefeitura Municipal de Rio Branco se fez presente levando serviços públicos e na área empresarial tais como, o cadastro do microempreendedor individual, consulta e impressão de empresas da Prefeitura de Rio Branco (PMRB), emissão de alvará, consulta de boletim de cadastro imobiliário, processo de regulação de construção, emissão de laudos e ITBI, emissão de IPTU, impressão de contracheque, atualização cadastral anual, 2ª via do carnê da casa própria, emissão de débitos do veículo, consultas de notas fiscais, emissão de ISSQN fixo da prefeitura;

Jogos, pinturas, dinâmicas, teatro, música fizeram parte das ações direcionadas para o público infantil. Foto: Neto Lucena/Secom

Para garantir entretenimento as crianças da comunidade, foi levado trem da alegria, dança de capoeira e atração circense, pintura no rosto, minicidade, teatro, jogos educativos de mesa.

Durante a ação a comunidade pode receber orientações sobre o plantio e mudas entregues pela Sema. Foto: Neto Lucena/Secom

A Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Produção e Agronegócio levaram ações na área de educação ambiental, regularização ambiental, viveiro da Sema, mil mudas de espécies variadas para distribuição para as famílias que foram participar dos jogos da educação ambiental. Assim como, exposição dos equipamentos do laboratório de solos, exposição de slides, exposição de banners, oficina de produção de mudas, oficina de produção de biofertilizantes, e oficina de produção de enraizador.

Procon/Acre levou serviços de Defesa do Consumidor e brincadeira educativas para as crianças. Foto: Neto Lucena/Secom

O Procon/AC levou orientação sobre direitos do consumidor, atendimento de reclamações, jogos educativos e seu mascote para a alegria das crianças.

Cuidados pessoais como corte, esmaltação, e massagem relaxante foram oferecidos pelo Senac. Foto: Neto Lucena.

Como parceiro do Estado o Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac), levou os serviços de cortes de cabelo feminino e masculino, design de sobrancelha, massagem corporal, esmaltação, limpeza de pele.

SAE realizou torneios para a comunidade. Foto: Neto Lucena/ Secom

Para incentivar a prática esportiva a Secretaria Adjunta de Esportes realizou torneios de futebol e vôlei para a comunidade.

A ação com duração de dois dias teve a participação de todas as pastas de governo como: Secretaria de Educação e Esportes, Secretaria de Saúde, Meio Ambiente, Secretaria de Agricultura,Secretaria de Turismo e Empreendedorismo, Defensoria Pública, Secretaria da Fazenda, Procon, Fundação de Cultura Elias Mansour, Serviço de Água e Esgoto (Saneacre), Secretaria de Governo, Secretaria da Mulher, Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Policia Militar, Policial Civil, Hemoacre, Departamento de Trânsito do Acre (Detran), Defesa Civil Estadual.

Compartilhe:

spot_img

Notícias relacionadas :

spot_img

NÃO DEIXE DE LER

VEJA O QUE ACONTECE NO BRASIL E NO MUNDO