terça-feira, 23 julho 2024

Governo se reúne com Prefeitura de Rio Branco e Ministério Público para planejar 2ª ação de atendimento odontológico a detentos

Representantes do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), do Ministério Público do Acre (MPAC) e da Prefeitura de Rio Branco se reuniram, na manhã desta sexta-feira, 24, na Promotoria Criminal de Execução Penal de Rio Branco, para fazer o planejamento da 2ª edição da ação Sorriso Feliz, que será realizada de 1º a 12 de julho, oferecendo atendimento odontológico para detentos do Complexo Penitenciário da capital.

Reunião de planejamento para ação Sorriso Feliz. Foto: Zaira Amorim/Iapen

Na primeira edição da ação odontológica, realizada de 29 de abril a 10 de maio, 750 reeducandos foram atendidos. A expectativa, agora, é que mais 750 atendimentos sejam feitos.

A chefe da Divisão de Saúde Prisional do Iapen, Gabriela Silveira, entende que a ação tem um impacto muito positivo na saúde prisional.  “A nossa missão é levar a saúde e a gente está vendo isso acontecer, o que é muito gratificante”, ressaltou.

Diretor operacional do Iapen agradece atenção e apoio do MPAC e Semsa. Foto: Zayra Amorim

Tiênio Costa, diretor operacional do Iapen, agradeceu a atenção e parceria da Prefeitura de Rio Branco e do Ministério Público do Estado. “Sem dúvida, esse apoio é excelente, e fundamental para o bom andamento de tudo. A gente evita levar o detento para fora do presídio, ao mesmo tempo que atende com mais agilidade a todos, o que é direito deles”, destacou o diretor.

O promotor de Justiça Tales Tranin afirmou que a primeira ação foi um sucesso e que as expectativas, para este segundo momento são grandes. “Tenho certeza que será ainda melhor. A gente está fazendo a segunda edição, não com intervalo tão demorado, para poder dar aquela sequência e, assim, a gente conseguir atender o máximo de pessoas possível, desafogando a demanda”, explicou.

Na primeira edição da ação, 750 reeducandos foram atendidos. Foto: Clébson Vale/Iapen

Mais uma vez, a ação vai contar com o apoio do Município, com a disponibilização de cinco vans e profissionais de saúde. Sheila Andrade, assessora técnica da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), mostrou-se satisfeita em poder fazer parte do projeto uma segunda vez. “Estamos muito felizes por poder levar dignidade aos quatro cantos do município. Em breve, vamos estar aí com novos projetos, para também ajudar o pessoal do Iapen”, destacou.

Encontro reuniu representantes do Iapen, Semsa e Tribunal de Justiça. Foto Zayra Amorim/Iapen

Notícias relacionadas :

spot_img

NÃO DEIXE DE LER