Mulheres representantes dos presos foram recebidas na sede do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), nesta quarta-feira, 25, pelo presidente da instituição, Alexandre Nascimento e pelo diretor operacional Tiênio Costa, juntamente com os diretores das unidades prisionais de Rio Branco.
Na ocasião, foi informado sobre a greve de fome, que presos de alguns pavilhões dos presídios de Sena Madureira, Cruzeiro do Sul e Rio Branco realizam desde a última segunda-feira, 23. As representantes tiveram a oportunidade de apresentar seus pedidos, entre eles a melhoria no organograma do fluxo de visitas, instalação de ventiladores e aprimoramento dos atendimentos na área da saúde.
O presidente do Iapen afirmou que é importante destacar primeiramente que o sistema penitenciário passa por um momento delicado, onde várias ações estão ocorrendo: “Essa situação da greve é um destaque importante, e a reunião aqui com os familiares tem o objetivo de chegarmos a um acordo, a um consenso”.
O presidente destacou, ainda, que muito do que foi pedido já está sendo implementado. “Então, apenas está faltando articular a questão da comunicação, para que eles entendam que a maioria daquilo que eles estão reivindicando já foi atendida”, disse.
O presidente ressaltou que está aberto ao diálogo, mas que o instituto trabalha com uma visão plena de todo o sistema e que cada ação deve ser muito bem estudada. “O Iapen trabalha sempre com muita atenção e responsabilidade, para garantir que tudo seja feito da melhor maneira, e garantindo o direito daqueles que estão privados de liberdade”, ressaltou.
Agência de Notícias do Acre