O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogou para até as 23h59 da segunda-feira (20) o prazo para pedidos de reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023.
A medida vale para quem teve problemas logísticos ou de saúde (doenças infecciosas) nos dias de realização das provas (12 e 19), bem como para quem mora a mais de 30 quilômetros do local da prova.
As inscrições para refazer o exame deverão ser feitas na página do participante, ficando a reaplicação para os dias 12 e 13 de dezembro.
“Aqueles afetados por problemas logísticos, como crises de infraestrutura, falta de energia nos centros de exames ou equívocos de aplicação, podem solicitar a reaplicação. Os participantes que estejam a mais de 30 quilômetros do local de residência indicado na inscrição também poderão solicitar autorização. Os casos serão analisados individualmente”, comunicou o Inep, que será responsável pela avaliação dos pedidos.
Motivo
As doenças infecciosas listadas na declaração incluem COVID-19, tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva causada por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola e humana. Estas incluem influenza A e B, poliomielite causada por poliovírus selvagem, sarampo e rubéola e varicela. Nestes casos, os pedidos de reaplicação deverão ser acompanhados de documentos comprobatórios, que serão analisados individualmente pelo Inep.
“Quem faltar ao domingo por motivos que não cumpram o prazo estipulado. Não haverá direito de recandidatura”, enfatiza o instituto.