O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) colocou o estado do Acre sob dois alertas de tempestades nesta quinta-feira, 4, com vigência até a manhã de sexta-feira, 5. O aviso mais severo, de cor laranja, classifica a situação como “perigo”, prevendo chuvas volumosas que podem chegar a 100 mm por dia e rajadas de vento intensas, alcançando até 100 km/h em algumas regiões.
Além do alerta laranja, o estado também está coberto por um aviso amarelo de “perigo potencial”. Neste caso, embora os volumes de chuva sejam menores (até 50 mm/dia) e os ventos variem entre 40 e 60 km/h, ainda persistem riscos de transtornos urbanos. Ambos os avisos destacam a possibilidade de queda de galhos, cortes no fornecimento de energia elétrica, alagamentos e descargas elétricas.
Diante da instabilidade climática, o INMET orienta a população a adotar medidas de segurança imediatas. As principais recomendações incluem evitar abrigar-se debaixo de árvores durante as rajadas de vento, devido ao risco de quedas e raios, e não utilizar aparelhos eletrônicos conectados à tomada durante as tempestades.


