Menu

Manifestantes fecham ponte e acusam Prefeitura de Rio Branco de mudar local de obra para beneficiar vereador

 

Moradores da travessa São Lucas, no bairro São Francisco, fizeram uma manifestação no fim da tarde desta terça-feira (29) e fecharam a ponte que dá acesso ao bairro, interrompendo o trânsito no local por cerca de meia hora.

Os moradores acusam a Prefeitura de Rio Branco de pavimentar a rua onde mora o vereador Arnaldo Barros (Podemos), com recursos que deveriam ser usados para a pavimentação da travessa São Lucas.

O vereador Arnaldo Barros mora no beco Santa Inês, também no São Francisco. Trata-se de uma rua sem saída, que fica a algumas quadras da travessa São Lucas. Na semana passada os moradores da travessa São Lucas iniciaram um movimento de protesto nas redes sociais, que culminou com a manifestação desta terça feira.

Veja o vídeo

 

Vereador nega irregularidade na obra

O vereador Arnaldo Barros nega que exista qualquer irregularidade na pavimentação do beco Santa Inês, onde ele mora, e que a obra é fruto de uma emenda antiga do deputado federal e senador eleito Alan Rick (UB) datada de 2018.

Arnaldo Barros chegou a fazer uma live em uma rede social onde busca esclarecer a situação. Alan Rick também participa da transmissão e confirma a tese do vereador. Pelas imagens dá para ver que ambos estão no beco Santa Inês.

Mas na hora de citar o local exato onde a transmissão está sendo feita, o vereador exita em falar o nome da rua. Já o deputado e senador eleito Alan Rick chama o beco Santa Inês de rua “São José”, veja abaixo o vídeo da transmissão.

 

Prefeitura esclarece mal entendido junto aos moradores

Em contato com a reportagem do Acre Jornal, o diretor da Emurb, Assis Bemvindo, esclareceu que a confusão teve início quando os moradores observaram que a placa da obra tinha a nomenclatura de travessa São Lucas. Entretanto, a pavimentação do beco Santa Inês foi feita dentro da legalidade, segundo Assis.

Ele esclareceu que o recurso original da emenda do deputado Alan Rick não seria suficiente para pavimentar toda a travessa São Lucas, incluindo a parte de drenagem, fato que só foi detectado após ser feito todo o levantamento topográfico da área.

Para não perder a emenda e ver o recurso ser devolvido à União, a Prefeitura de Rio Branco, através da Emurb, decidiu executar a obra em outra rua do bairro, com as devidas mudanças contratuais. A decisão foi tomada inclusive com o aval da Seinfra, que foi quem elaborou o projeto. (veja abaixo)

“Não houve má-fé do Poder Público. Para não ver esse recurso ser devolvido nós consultamos a Seinfra e readaptamos o projeto. Inclusive nós já nos reunimos com os moradores da travessa São Lucas, e pactuamos que a pavimentação deles será incluída na programação da Emurb para o próximo verão”, garantiu Assis.

Notícias relacionadas :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS