O megaporto de Chancay, em Lima, está em fase final de construção e deve ser inaugurado em novembro. As obras, iniciadas em 2021, estão 87% concluídas, com três mil trabalhadores peruanos e chineses atuando 24 horas por dia em algumas áreas. Com um investimento privado de US$ 3,7 bilhões, liderado pela chinesa Cosco Shipping (60% de participação) e pela mineradora peruana Volcan, o porto está sendo equipado com tecnologia avançada, incluindo veículos e gruas automatizados.
Para melhorar o acesso, está em construção um túnel de 1,8 km que ligará o complexo à Rodovia Panamericana, enquanto a remoção de uma montanha de 50 metros foi necessária para construir o quebra-mar que protegerá o terminal. O porto, que ocupa 175 hectares e será dividido em três áreas principais, terá capacidade para receber grandes navios e movimentar até 1,5 milhão de contêineres, tornando-se o porto mais movimentado da América Latina.
A área administrativa está quase concluída, com um edifício moderno de cinco andares. O porto funcionará 24 horas por dia e deve gerar cerca de sete mil empregos diretos e indiretos. Desde o início do projeto, a cidade de Chancay tem experimentado uma valorização imobiliária significativa. Com o porto em operação, o tempo de transporte de cargas da China para o Peru será reduzido de 45 para 20 dias, resultando em uma economia de 10 a 15% nos custos de frete.