sexta-feira, 19 abril 2024 - 7:38
spot_img

Ministério da Cultura recebe até dia 11 de dezembro inscrição de iniciativas culturais Hip-Hop

As iniciativas culturais interessadas em participar do edital Construção Nacional da Cultura Hip-Hop 2023 têm até o dia 11 de dezembro para fazer suas inscrições no site Mapas da Cultura ou via correspondência postal.

Ao todo, o edital de Construção Nacional da Cultura Hip-Hop 2023 vai distribuir 6 milhões de reais em premiações, divididas em 325 iniciativas do segmento, produzidas no país com atuação de, no mínimo, dois anos. A premiação está dividida da seguinte forma: valor individual bruto de 15 mil reais para a categoria de pessoas físicas; 20 mil reais para a categoria de grupos/coletivos/crews; e 30 mil reais para a categoria de instituições privadas sem fins lucrativos.

Para explicar mais sobre os pontos do edital, técnicos do Ministério da Cultura (MinC), em parceria com os escritórios estaduais de cultura, promovem em todos os estados do país o Circula MinC – Cultura Viva Hip-Hop, com uma série de oficinas, presenciais e virtuais, até a data de encerramento das inscrições.

A diretora de Promoção da Diversidade Cultural do MinC, Karina Gama, explica que as oficinas desempenham um papel crucial ao esclarecer o edital, oferecendo orientações práticas e tirando dúvidas para tornar o processo da inscrição mais acessível.

“Uma série de oficinas estão sendo realizadas pelo país, mais de 15 oficinas nos estados. O objetivo principal das oficinas é mobilizar a comunidade cultural do hip hop, esclarecer dúvidas e qualificar os projetos. Então, está acontecendo uma oficina em Recife e em Salvador. A gente tem oficina em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Dia 6 no Amazonas e dia 7 e 8 de dezembro a gente tem uma oficina que vai acontecer no Rio de Janeiro. Essas oficinas também são realizadas online, né? Então, elas são transmitidas pelo canal do YouTube do Ministério da Cultura e dia 8 e dia 11 a gente também tem um tira dúvidas. Então, é importante estar sempre sendo informado e seguir as redes sociais. O Instagram do Ministério da Cultura @minc para ter essas informações.”

Podem se inscrever, projetos de composição, arranjos, produção de beats, shows, vídeos, discos, arquivos audiovisuais, sítios de internet, revistas, batalhas, rodas culturais, cyphers, jams, espetáculos, slam, beatbox, pesquisas, mapeamentos, fotografias, seminários, ciclos de debates, palestras, workshops, oficinas e cursos livres, que possam contribuir com o desenvolvimento sociocultural do segmento.

Karina explica que os interessados precisam estar inscritos no Id Cultura ou nos mapas da cultura pelo endereço eletrônico: mapas.cultura.gov.br. Além disso, os interessados no edital podem fazer a inscrição de forma física.

“Outra forma de inscrição são as inscrições físicas, né? Que elas podem ser encaminhadas todo o material por correios, então, nesse caso, é necessário estar enviando para o seguinte endereço: Ministério da Cultura aos cuidados da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural.”

O endereço é Esplanada dos Ministérios, Bloco b, sala t-16, protocolo central, Brasília DF, CEP 70 068-901. Então, todo o volume da inscrição, tem que ser enviado com aviso de recebimento obrigatório simples ou entrega rápida pelos Correios.

O edital prevê uma pontuação extra. Ou seja, mulher cis, trans e travesti, a comunidade LGBTQIA+, pessoas indígenas ou de matriz africana, de terreiro, de povos e comunidades tradicionais, assim como pessoas negras, pessoas com deficiência e ainda pessoas idosas com 60 anos ou mais recebem uma pontuação extra no edital.

Os participantes poderão se inscrever em apenas uma categoria de premiação. O edital tem prazo de vigência de dois anos contados a partir da publicação do resultado final da etapa de habilitação e é prorrogável uma única vez, por igual período.

Essa é uma realização do Ministério da Cultura por meio da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC), e conta com o apoio do Ministério da Igualdade Racial (MIR) e da Fundação Nacional de Artes (FUNARTE).

Fonte: Brasil 61

Compartilhe:

spot_img

Notícias relacionadas :

spot_img
spot_img

NÃO DEIXE DE LER

spot_img

VEJA O QUE ACONTECE NO BRASIL E NO MUNDO