A reunião foi conduzida pela coordenadora-geral do Gaerp, promotora de Justiça Myrna Teixeira Mendonza, e pelo promotor de Justiça Alekine Lopes. O objetivo foi obter informações dos gestores sobre o que já feito até o momento e os planos para solucionar os problemas que envolvem o Ruas do Povo.
Participaram da reunião, representantes da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) e da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), bem como representantes do Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre), da Casa Civil e da Controladoria-Geral do Estado (CGE).
O Gaerp foi instituído em julho de 2023, por meio de Resolução do Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Estado do Acre, com a finalidade de identificar, prevenir e combater atividades ilícitas relacionadas ao Programa Ruas do Povo. Além disso, o Gaerp acompanhará de forma contínua as atividades administrativas do programa, tanto no âmbito extrajudicial quanto judicial.
Executado pelo Governo do Estado na gestão do ex governador Tião Viana, o programa previa o asfaltamento de todas as ruas dos 22 municípios do Acre, entretanto, por suspeitas de irregularidades parte das obras foi embargadas pela Justiça.
Sem a possibilidade de novas intervenções nas ruas, por conta da judicialização dos contratos, agravaram-se os problemas de infraestrutura urbana em vários bairros de Rio Branco.
Como encaminhamento da reunião desta segunda-feira, ficou agendado um novo encontro com os mesmos participantes, a fim de apresentar as respostas solicitadas pelo grupo.