O promotor de Justiça é titular da 1ª Promotoria Especializada de Defesa da Saúde, mas atualmente encontra-se afastado de suas funções em razão de estar ocupando o cargo de secretário-geral do MPAC.

“Esse reconhecimento significa que o Ministério Público, sobretudo, direciona suas ações para aprimorar a gestão do SUS, preocupado com a saúde pública que é ofertada para a sociedade, independentemente de quem esteja ocupando a cadeira da Secretaria de Saúde, e isso traz ao MPAC o reconhecimento de que levamos a sério os direitos da população. Da mesma forma, a minha atuação na saúde foi sempre tendente a cumprir todos os mandamentos constitucionais visando proporcionar a melhor saúde à população, defendendo os princípios e diretrizes do SUS”, destacou.

Ao entregar o certificado, a secretária de Saúde, Paula Mariano, fez questão de lembrar a importância do Ministério Público na fiscalização e orientação para o bom funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

“O Ministério Público cobra mesmo, fiscaliza, é a função dele, mas também orienta e luta pelo nosso SUS, e eu agradeço ao Ministério Público, em nome do doutor Glaucio, que enquanto promotor da Saúde é um conhecedor profundo do nosso SUS, não teria como não homenageá-lo”, disse.

Além do Ministério Público, outras instituições e personalidades também foram homenageadas, como a Defensoria Pública do Estado do Acre, além de parlamentares com atuação voltada para a defesa da saúde.