sábado, 20 abril 2024 - 21:51
spot_img

MPAC e Segurança Pública de Rondônia discutem estratégias de combate ao crime organizado

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) recebeu, na segunda-feira, 11, representantes da Segurança Pública do Estado de Rondônia para uma reunião de integração. O encontro teve como objetivo principal discutir e compartilhar estratégias para o combate às organizações criminosas que atuam no território dos dois estados.

A reunião contou com a presença do procurador-geral de Justiça, Danilo Lovisaro do Nascimento, do coordenador do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPAC, promotor de Justiça Bernardo Albano, da coordenadora do Núcleo de Apoio Técnico (NAT) e coordenadora adjunta do Gaeco, promotora de Justiça Marcela Cristina Ozório, e do promotor de Justiça Rodrigo Curti, titular da Promotoria Especializada de Tutela do Direito Difuso à Segurança Pública.

Durante a reunião, o MPAC compartilhou informações sobre a atuação do Gaeco na desarticulação de organizações criminosas, destacando a condução de investigações em conjunto com as forças policiais e outros órgãos de segurança. Os promotores Bernardo Albano e Marcela Cristina Ozório apresentaram um panorama do cenário do crime organizado no estado, enfatizando como as operações do Gaeco são planejadas e executadas.

O procurador-geral de Justiça, Danilo Lovisaro, ressaltou a importância da integração entre instituições para o combate ao crime organizado. Ele destacou a necessidade de uma abordagem conjunta para enfrentar as organizações criminosas que atuam nas áreas de fronteira, enfatizando a relevância da troca de informações e experiências entre as instituições de segurança e o Ministério Público.

“Agradeço a participação de todos os presentes; é um prazer receber esta reunião que, sem dúvida, trará bons frutos. Gostaria de enfatizar a importância da integração entre as instituições. Já realizamos operações de grande relevância que não teriam sido viáveis sem a colaboração das forças policiais, e somos profundamente gratos por essa integração, que se tem mostrado tão valiosa. O Ministério Público do Acre está sempre à disposição para cooperar no que for possível”, disse.

O secretário de Segurança Pública de Rondônia, coronel Felipe Bernardo Vital, expressou sua satisfação com a reunião. Ele enfatizou que a cooperação interinstitucional é uma das estratégias que têm sido buscadas no estado.

“Saímos desta reunião muito contentes pela oportunidade de conhecer um pouco mais desse trabalho que vem sendo realizado aqui no Acre; essa integração entre instituições é o que temos buscado também em Rondônia. Precisamos unir nossas forças, não só dentro do estado, mas com os estados vizinhos para nos fortalecermos no combate à criminalidade”, disse.

O encontro contou ainda com a participação do secretário de Justiça e Segurança Pública do Acre, coronel José Américo Gaia, além de representantes das forças policiais do estado de Rondônia.

Texto: Hudson Castelo
Fotos: Tiago Teles
Agência de Noticias do MPAC

Compartilhe:

spot_img

Notícias relacionadas :

spot_img
spot_img

NÃO DEIXE DE LER

spot_img

VEJA O QUE ACONTECE NO BRASIL E NO MUNDO