terça-feira, 27 fevereiro 2024 - 19:46
spot_img

MPAC promove reunião para discutir retomada dos transplantes de rim no Acre

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), representado pelo promotor de Justiça Ocimar Sales Júnior, responsável pela 1ª Promotoria Especializada em Defesa da Saúde, promoveu, na manhã desta quarta-feira (13), uma reunião com o intuito de avaliar as medidas tomadas para a retomada dos transplantes de rim no estado.

A reunião contou a participação do presidente da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), João Paulo Silva, da procuradora do Estado Maria Eliza Schettini, do diretor de Regulação da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), Fernando de Abreu Sampaio, da coordenadora da Rede de Atenção à Pessoas com Doenças Crônicas, Liliane Maia, além de outros representantes das instituições envolvidas.

Durante o encontro, foram apresentadas informações sobre o processo de contratação de profissionais, que depende de parecer da Procuradoria Geral do Estado (PGE), e a fila de pacientes elegíveis para transplante de rim, que cresceu desde 2019 devido à interrupção desses procedimentos no estado.

Os representantes da Fundhacre também destacaram que estão buscando o credenciamento da equipe médica que será responsável pelos transplantes de rim e a habilitação do serviço junto ao Ministério da Saúde para financiar os transplantes, que envolvem custos significativos.

Em sua fala, o promotor de Justiça expressou a preocupação constante do MPAC com os pacientes renais e ressaltou a importância do retorno dos transplantes.

“O retorno do serviço de transplante renal é uma pauta sensível e esperada por muitos pacientes no estado. Por isso, o Ministério Público está acompanhando as medidas adotadas pela gestão para a habilitação da equipe, junto ao Ministério da Saúde, o mais breve possível. A implantação deste serviço, além de salvar vidas, representa um importante avanço para a regionalização da saúde no Acre”, frisou.

Assessoria de Comunicação

Compartilhe:

spot_img

Notícias relacionadas :

spot_img
spot_img
spot_img

NÃO DEIXE DE LER

spot_img

VEJA O QUE ACONTECE NO BRASIL E NO MUNDO