quinta-feira, 13 junho 2024 - 5:10
spot_img

MPAC realiza vistoria no CAPS AD III para verificar fluxo e rotina de atendimento

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por intermédio do Núcleo de Apoio e Atendimento Psicossocial (Natera) e do Núcleo de Apoio Técnico (NAT), realizou, nesta quarta-feira, 14, uma vistoria no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD III), referência para atendimento de transtornos psíquicos decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas. A visita foi solicitada pela 1ª Promotoria Especializada de Defesa da Saúde.

O objetivo é acompanhar o fluxo e a rotina de atendimento aos usuários do serviço, além de monitorar a execução dos serviços públicos, projetos, programas e políticas públicas em andamento na unidade.

“Entendemos que a atuação da rede extra-hospitalar, da qual faz parte o CAPS, possui grande relevância para o tratamento e assistência as pessoas, razão pela qual o Ministério Público vem realizando uma série de inspeções para aferir a efetividade do serviço, especialmente para o fortalecimento da rede”, disse o promotor de Justiça Ocimar da Silva Sales Júnior.

Na ocasião, as equipes do Natera e do NAT estiveram nas salas de atendimento, almoxarifado, farmácia para verificar as condições de estrutura do CAPS e dos alojamentos da Unidade de Acolhimento Adulto. Além disso, também foram feitas entrevistas com pacientes, familiares, gestores e servidores.

“Foi realizada uma fiscalização no CAPS e em sua extensão, a Unidade de Acolhimento Adulto, local onde as pessoas que apresentam critérios para um acolhimento um pouco mais prolongado permanecem até que uma equipe do CAPS entenda que podem retornar para casa”, disse a coordenadora do Natera, Bruna Oliveira.

Finalizada a inspeção, será elaborado um relatório com as informações coletadas para a análise da oferta do serviço, que será encaminhado para a 1ª Promotoria Especializada de Defesa da Saúde.

Texto: Marcelina Freire
Fotos: Deyvisson Gomes
Agência de Notícias do MPAC

Compartilhe:

spot_img

Notícias relacionadas :

spot_img

NÃO DEIXE DE LER

VEJA O QUE ACONTECE NO BRASIL E NO MUNDO