Menu

Nico elogia ação da Turma do Chaves no Carnaval: “Criatividade é arma”

O delegado Osvaldo Nico Gonçalves, secretário estadual de Segurança Pública, destacou na manhã desta segunda-feira (16/2) ao trabalho com disfarces utilizados pelos policiais civis no combate a furtos e roubos neste Carnaval em São Paulo.

Como mostrou o Metrópoles, agentes fantasiados de personagens da série Chaves prenderam cinco suspeitos por crimes em blocos de Carnaval na República, região central da capital. A equipe usou a fantasia para se infiltrar entre os foliões e identificar eventuais criminosos no domingo (15/2).

Na mesma região, personagens do desenho Scooby-Doo foram tema do disfarce de policiais com o mesmo propósito.

“A segurança no Carnaval de São Paulo é levada a sério, e a criatividade é uma das nossas maiores armas. Em mais uma ação de infiltração, policiais da nossa força se caracterizaram como os personagens do Chaves para atuar de forma discreta nos bloquinhos”, disse ele, vestido com a camisa do Santos Futebol Clube, que ontem se classificou para as quartas do Paulistão ao vencer o Velo Clube, por 6 a 0.

A atuação faz parte de uma estratégia desenvolvida há alguns anos pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Segundo a delegada Ivalda Aleixo, a escolha e compra das fantasias é feita voluntariamente pela própria equipe e leva em consideração a mobilidade necessária para a atuação dos policiais no meio dos blocos e nas abordagens aos suspeitos.

Prisões no Carnaval

Ao menos 33 pessoas haviam sido presas por venda de bebida adulterada, estelionato e furto de celulares até o final da tarde de ontem. Segundo divulgado pela SSP no domingo (15/2), boa parte das prisões foi possível graças à atuação da Sala de Gerenciamento de Incidentes (SGI), que utiliza drones e câmeras para monitorar os eventos.

O balanço também contabilizou cerca de 60 celulares apreendidos na folia, desde o fim de semana passado. De acordo com o governo paulista, os aparelhos estão em triagem para identificar os proprietários e providenciar a devolução às vítimas.

“Fizemos um grande planejamento, empregando o maior número de efetivo de todos os tempos para o carnaval aqui em São Paulo”, afirmou o secretário executivo da SSP, coronel Henguel Ricardo Pereira. Segundo ele, cerca de 13 mil policiais civis e militares foram mobilizados diariamente.

Notícias relacionadas :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS