segunda-feira, 15 abril 2024 - 13:09
spot_img

No Acre mais de 30 mil condutores precisam renovar a CNH

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AC) alerta os condutores com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida de que seguir dirigindo após o vencimento do documento é infração de trânsito gravíssima. Segundo a legislação, o período para circular com a habilitação fora do prazo de validade é de até 30 dias.

Para renovar a CNH, o condutor pode procurar os postos do Detran na capital e no interior. Foto: Iza Bruna/Detran

Por conta do longo tempo de validade, muitas vezes os condutores esquecem de conferir o documento e seguem dirigindo mesmo após o vencimento, o que pode resultar em multa de R$ 293,47 e sete pontos na CNH, por isso é tão importante que o condutor fique atento aos prazos e à validade.

Para renovar a CNH, o condutor pode dar início ao processo pelo próprio site do Departamento, acessando o Portal de Serviço, no canto superior direito da página, mediante realização de cadastro prévio.

“Em Rio Branco o serviço também pode ser realizado presencialmente na Unidade de Atendimento ao Público – Habilitação, localizada na Avenida Ceará, nº 3.059, Bairro Jardim Nazle. Outra opção é procurar a Organização em Centros de Atendimento (OCA). Lá o Detran funciona na Praça Amarela, das 7h às 13h30, onde o condutor pode realizar todo o procedimento sem sair do prédio”, lembrou a chefe da Divisão de Atendimento de Habilitação, Elisangela Brasil.

A nova CNH é entregue em cinco dias úteis após a entrega do processo. Foto: Iza Bruna/Detran

Nas 14 cidades do interior onde o Detran possui representação, o condutor pode procurar a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) mais próxima. Para renovar a habilitação é necessário apresentar originais e cópias do documento de identificação, atualizado e em bom estado de conservação, comprovante de endereço atualizado e a CNH vencida.

Após a realização dos exames, pagamento da taxa de renovação, coleta de dados biométricos e entrega do processo no Detran, o prazo para recebimento da nova CNH é de cinco dias úteis.

Por Iza Bruna Santiago

Compartilhe:

spot_img

Notícias relacionadas :

spot_img
spot_img

NÃO DEIXE DE LER

spot_img

VEJA O QUE ACONTECE NO BRASIL E NO MUNDO