O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon), por meio da regional do Vale do Juruá, promove durante o mês de outubro atividades em alusão ao Dia das Crianças e ao Dia do Consumo Consciente.
Nesta semana, as ações são realizadas na Escola Padre Carlos Kunz e em outros pontos de Cruzeiro do Sul. Os trabalhos educativos também se estendem às cidades de Mâncio Lima e Rodrigues Alves, em parceria com o Ministério Público do Estado (MPAC) e demais entidades locais.

O objetivo é aproximar crianças e jovens dos princípios de cidadania, sustentabilidade e respeito nas relações de consumo. Oficinas, jogos, dinâmicas e rodas de conversa são utilizados para transmitir, de forma lúdica, noções sobre direitos, deveres e consumo responsável.
Segundo o coordenador regional do Procon no Juruá, Vasco Júnior, o órgão consumerista busca estar cada vez mais próximo da população. “Com o apoio da Polícia Civil, do Conselho Tutelar e do Procon Municipal, estamos levando informação acessível e transformando a educação para o consumo em um processo contínuo”, afirma.

As palestras abordam temáticas como: direitos e deveres dos consumidores, consumo consciente e sustentável, publicidade e práticas abusivas, educação financeira, superendividamento, formas de acessar os canais de comunicação do Procon para tirar dúvidas e realizar denúncias, além de dicas sobre saúde, segurança e qualidade de produtos e serviços.
“A educação é o primeiro passo para a cidadania e, ao ser aplicada de forma lúdica, desperta em crianças, jovens e demais cidadãos o interesse por temas como direito do consumidor, sustentabilidade e respeito ao próximo”, destaca a agente do setor de Educação para o Consumo do Procon no Juruá, Sandra Rocha.

Além das atividades educativas, o órgão consumerista também realiza fiscalizações nos três municípios da região. Para Arud Freitas, do setor de Fiscalização, a iniciativa reforça a prevenção. “Mostramos que a conscientização é tão importante quanto a punição, pois forma cidadãos mais atentos e responsáveis”, disse.
A chefe do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Consumidor do MPAC, Deise Dutra, reforçou a parceria com os Procons do Estado e do município de Cruzeiro do Sul. “Ao unir esforços com os Procons, contribuímos para formar cidadãos mais críticos e capazes de exigir seus direitos de forma equilibrada”, enaltece.