Mototaxistas e motofretistas de Rio Branco deverão se adequar a um novo padrão de segurança e identidade visual para continuar operando na capital. Uma portaria da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans), publicada nesta quinta-feira, 2, estabelece a obrigatoriedade de novas especificações para veículos, capacetes e coletes. Os profissionais que não se adaptarem às exigências em 30 dias poderão ser impedidos de atuar no sistema.
As principais mudanças visam aumentar a segurança e facilitar a identificação dos profissionais. Os capacetes deverão ser brancos, com faixas refletivas vermelhas e a identificação do tipo sanguíneo do condutor. Os coletes também seguirão um padrão para garantir maior visibilidade. Para os veículos, os mototáxis terão adesivos padronizados e os motofretes deverão ter a cor laranja predominante, além de faixas refletivas nos baús de carga.
A adequação às novas regras será verificada por meio de uma vistoria anual obrigatória, que poderá ser antecipada em caso de denúncia ou troca do veículo. A medida também permite que o tradicional protetor de motor, conhecido como “mata-cachorro”, seja substituído por protetores de carenagem, desde que mantenham o mesmo nível de segurança para o condutor.
Veja o que muda: