Menu

Novembro Azul: Cruzeiro do Sul tem consultas, exames, caminhada e torneio de futebol

Durante todo este mês de novembro, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria de Saúde, realiza uma série de atividades voltadas à campanha Novembro Azul, como consultas médicas , exames, uma corrida e um torneio de futebol. O objetivo é conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e de outras doenças que afetam a saúde masculina.

Cada Unidade Básica de Saúde, das zonas urbana e rural, realizará um “Dia D”, com programação especial voltada à promoção da saúde masculina com a oferta de consultas e exames para os homens, além de palestras. A Caminhada dos Amigos da Saúde será realizada no dia 15 de novembro, e um torneio de futebol, no dia 22.

O secretário municipal de Saúde de Cruzeiro do Sul, Marcelo Siqueira, destacou a importância da campanha e a diversidade das atividades programadas. “Em Cruzeiro do Sul realizaremos uma série de ações descentralizadas nas UBS, que estão mais próximas da comunidade e do trabalhador. Cada unidade terá um momento especial para promover ações voltadas à saúde masculina, incluindo atendimentos e palestras. Além disso, teremos torneio e corrida. O objetivo é aproveitar esses eventos, que reúnem muitos homens, para disseminar informações sobre os serviços de saúde disponíveis e criar um ambiente que incentive a participação dos amigos nas consultas e exames, tornando a experiência mais confortável e acolhedora”, afirmou.

“Nosso município se destaca com excelentes indicadores de cobertura e oferta de serviços de saúde na região. Além de ultrassonografias, disponibilizamos exames hormonais essenciais, que ajudam a detectar possíveis riscos de câncer e outras condições de saúde. Estamos comprometidos em garantir que todos os homens que procurarem nossas UBS em novembro sejam bem atendidos e recebam o suporte necessário para cuidar de sua saúde”, concluiu.

Números

De janeiro a dezembro de 2024, Cruzeiro do Sul registrou um total de 20.696 atendimentos médicos e de enfermagem voltados ao público masculino com faixa etária entre 20 e 59 anos. Já em 2025, no período de janeiro a setembro, foram contabilizados 14.046 atendimentos na mesma faixa etária.

Notícias relacionadas :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS