O governo do Acre se prepara para sediar a 15ª Reunião Anual da Força-Tarefa de Clima e Florestas dos Governadores (GCF Taske Force). Para dar aceleridade ao planejamento e coordenação do evento, o governador Gladson Cameli publicou nesta quinta-feira, 2, o Decreto nº 11.617, que estabelece a composição da Comissão Organizadora Executiva (COE).
O evento será sediado na capital acreana em maio deste ano e reunirá autoridades governamentais e secretários de Estado, autoridades internacionais, especialistas, pesquisadores e doadores engajados na preservação ambiental e no enfrentamento às mudanças climáticas.
Em fevereiro de 2023, em Mérida, no México, o Acre foi escolhido, por votação unânime, para sediar o evento global, em 2025. O evento do GCF é realizado anualmente em cidades dos 43 territórios, de 11 países, que fazem parte do GCF TF.
Sobre a Comissão Organizadora Executiva
De acordo com a publicação, o COE para a 15ª Reunião Anual do GCF atuará como colegiado auxiliar com a finalidade de planejar, coordenar e executar as ações realizadas à realização do evento, garantindo sua organização e o alcance de seus objetivos.
São competências do COE: elaborar o planejamento estratégico do evento; coordenar as atividades logísticas, protocolares e de comunicação; promover a colaboração com entidades públicas, privadas e organizações não governamentais envolvidas no evento; submeter relatórios periódicos de andamento das ações ao governador e exercer outras atividades permitidas à plena execução do evento.
O COE é composto por 14 órgãos e entidades, que irão atuar nos seguintes eixos temáticos: execução, debates técnicos, comunicação e turismo.
A coordenação de cada eixo deve indicar um membro titular e seu suplente para compor o Colegiado e também terá como responsabilidade orientar e supervisionar os trabalhos, bem como convocar as reuniões.
No eixo de execução, a Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC) atua como coordenadora-geral, com o apoio do Gabinete Pessoal do Governador (GABGOV); da Casa Militar (CASMIL); da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) atuará como coordenadora no eixo de debates técnicos com o apoio das secretarias de Agricultura (Seagri); de Planejamento (Seplan); dos Povos Indígenas (Sepi); do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação dos Serviços Ambientais (IMC) e de Meio Ambiente do Acre (Imac).
No eixo de comunicação, a Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) atua como coordenadora, com o apoio da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict).
No Turismo, a coordenação será liderada pela Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), com o apoio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM).
De acordo com o decreto, órgãos, entidades e instituições públicas e privadas que não compõem o COE podem encaminhar propostas, por meio de documento dirigido à Coordenação-Geral. Para saber mais, acesse a íntegra da publicação.