Por Marcus Bastos
LEONCIO CASTRO (PSDB) PODERÁ SER O SEXTO VEREADOR DA OPOSIÇÃO NA CÂMARA MUNICIPAL.

A Coluna anterior registrou que a oposição ao prefeito Bocalom conta atualmente com 5 vereadores na Câmara Municipal de Rio Branco. Muito bem, a Coluna e toda mídia de Rio Branco está prestes a apresentar o sexto vereador a fazer parte dessa bancada de vereadores opositores.
Trata-se do vereador Leôncio Castro (PSDB). O que está acontecendo é que a Coluna foi informada diretamente dos bastidores dos corredores do gabinete do prefeito, que todo staff de assessores, vereadores da base e secretários de Bocalom estão “dando corda” para que este, se já tiver nomeado, exonere, e se tiver alguém para nomear, não nomeie nenhum indicado do vereador em questão.
Essa semana o vereador usou a estrutura jurídica do seu mandato e colocou à disposição da classe dos apps de “Moto Uber” para tentar reverter na Justiça uma decisão do prefeito Bocalom de acabar com a operacionalização desses aplicativos, extinguindo, assim, milhares de meios de sobrevivência de pessoas que no caos do desemprego que existe em Rio Branco, utilizam a motocicleta para complementar a sua renda e manter suas famílias.
Mas o caso não para por aí. Semana passada Leôncio Castro já havia se posicionado a favor da categoria de “moto aplicativos” entregadores de encomendas e alimentos tipo fast food, onde o poder municipal através do órgão RBTRANS, havia decretado o aperto na fiscalização dessa categoria, para conter irregularidades como documentos atrasados, multas a pagar, etc. A categoria chegou inclusive a fazer um pequeno protesto na ponte JK, fechando o trânsito durante o horário de pico.
Noviço no mandato, Leôncio teria sido procurado pela categoria, onde de pronto colocou o mandato à disposição. Foi pra mídia, colocou a cara pra bater e foi pra cima da Prefeitura.
RESUMO DA ÓPERA
Agora Leôncio está sendo visto pela PMRB como um ingrato após ter o seu nome incluído na mesa diretora como vice-presidente. Tentarão impedir as nomeações dos seus escolhidos, segundo fontes do poder municipal. Seriam um total de 30 pessoas que este, e cada vereador da base do Prefeito Bocalom, terão direito a indicar.
Portanto, caso essa situação não se resolva de forma harmoniosa para ambos os lados, a aliança entre o vereador Leôncio Castro e o prefeito Bocalom poderá ocasionar um rompimento. E Leôncio poderá ser o sexto vereador de oposição. A conferir os próximos capítulos.
A Coluna entrou em contato com o vereador Leôncio Castro para ouvir a sua versão sobre os fatos e se confirma a notícia, de que este deverá ir para a oposição. Entretanto, foram feitas várias tentativas mas este não respondeu e nem atendeu as chamadas telefônicas.
Leôncio tem o perfil de um político progressista, é empresário do ramo de entretenimento noturno e conhece muito bem a realidade daqueles que batalham no dia a dia. É representante da associação da categoria de bares e similares. O setor representa a terceira atividade que mais emprega em Rio Branco. Quem o conhece sabe do seu compromisso com a causa pública.