Menu

Obra do porto no Rio Juruá deve transformar logística da região

O Acre dará um passo importante para fortalecer a logística regional com a construção do novo Porto de Cruzeiro do Sul, localizado às margens do Rio Juruá, no bairro Remanso. O investimento previsto é de R$ 50 milhões, com prazo estimado de 24 meses para a conclusão da obra, que será executada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre).

O projeto foi desenvolvido a partir dos estudos e plantas da antiga estrutura, construída em 2004 e comprometida por desbarrancamentos e pelas constantes variações do nível do Rio Juruá, que dificultavam o acesso e o funcionamento do terminal. O novo porto está projetado como uma Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4), oferecendo mais segurança e eficiência para o transporte de cargas e passageiros.

Para a presidente do Deracre, Sula Ximenes, a obra é resultado de tratativas iniciadas em 2022, alinhadas à determinação do governador Gladson Camelí de impulsionar a economia local. “O novo porto será um marco para Cruzeiro do Sul, facilitando o transporte de produtos e reduzindo custos logísticos no Acre”, afirmou.

Foto: Ascom Deracre

Segundo o coordenador de Obras de Infraestrutura Portuária do DNIT, Lindomar Luiz de Abreu Júnior, a construção solucionará problemas geotécnicos da região e oferecerá uma infraestrutura adequada para atender à população. O órgão será responsável pelo anteprojeto de engenharia, execução das obras e contratação de serviços necessários, incluindo a reforma das estruturas existentes, atualmente sob gestão da União.

O diretor de Portos e Aeroportos do Deracre, Sócrates Guimarães, ressaltou que o impacto da obra ultrapassa os limites de Cruzeiro do Sul, beneficiando toda a região do Juruá, municípios do Amazonas e até comunidades do Peru.

Além da construção do porto, o projeto envolve visitas técnicas e estudos de campo para avaliar aspectos geográficos, hidrológicos e logísticos, garantindo que a obra seja sustentável e adaptada à realidade amazônica.

Foto: Ascom Deracre

A iniciativa também permitirá a inclusão de outros municípios acreanos no programa de IP4s, consolidando o Acre como um ponto estratégico no corredor logístico da Amazônia Ocidental, com potencial de integração com o Amazonas e países andinos.

O novo Porto de Cruzeiro do Sul será a primeira Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte construída no Acre, reforçando o papel do estado no transporte fluvial e na economia regional.

Notícias relacionadas :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS