A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira, 26, a Operação Milagros para desarticular um esquema de imigração ilegal na fronteira do Acre com o Peru. A ação visa aprofundar as investigações sobre a atuação de “coiotes” suspeitos de promover a entrada clandestina de estrangeiros no Brasil. Como parte da operação, mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal do Acre, foram cumpridos em endereços na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná.
A investigação teve origem após uma abordagem do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) em Assis Brasil (AC), que interceptou três cidadãos estrangeiros em situação migratória irregular. A análise de objetos encontrados com eles revelou indícios de uma rede organizada que criava rotas clandestinas, possivelmente envolvendo falsificação de documentos e a cobrança de valores para facilitar a travessia.
Com as diligências realizadas em Foz do Iguaçu, a Polícia Federal busca coletar mais provas que ajudem a esclarecer a atuação do grupo criminoso e a identificar outros envolvidos na rede. A operação representa um passo importante no combate à imigração ilegal e ao crime organizado que lucra com a vulnerabilidade de migrantes na região de fronteira.