Neste final de semana, em Cruzeiro do Sul, o Grupo Arvoredo de Teatro apresenta no Teatro dos Náuas, o espetáculo “Em busca do Tesouro”. Ligado ao projeto de extensão Grute da Universidade Federal do Acre- Ufac, e financiada pela Fundação de Cultura Elias Mansour,a peça será encenada no sábado, 13, e domingo, 14, às 19 horas.
O espetáculo é resultado de uma extensa pesquisa histórica sobre o povoamento da Amazônia, com foco na migração de nordestinos para os seringais, especialmente durante a Segunda Guerra Mundial, quando mais de 50 mil homens vieram para trabalhar na extração do látex . Narra a trajetória de José Gabriel da Costa, mais conhecido como Mestre Gabriel, fundador da União do Vegetal- UDV.
Nascido em Coração de Maria, Bahia, em 10 de fevereiro de 1922, Mestre Gabriel veio para a Amazônia como soldado da borracha e empreendeu uma jornada até os seringais na divisa entre o Acre e a Bolívia, em busca de um tesouro perdido no coração da selva.
As apresentações, abertas para todas as idades, serão seguidas por sessões de debate. Além disso, será oferecida a Oficina ‘Conhecer e fazer teatro’, destinada à formação de espectadores, para jovens de 12 a 18 anos.
A oficina ‘Conhecer e fazer teatro’ é um espaço dedicado ao processo de iniciação teatral e formação de espectadores, voltado para jovens e adultos. Através de uma metodologia que combina jogos teatrais, improvisação e elementos do espetáculo “Em Busca do Tesouro”, os participantes são convidados a explorar e desenvolver o universo teatral.
“A peça é uma oportunidade única de formação de artistas e espectadores e propicia um espaço para a reflexão sobre a formação do estado do Acre”, afirma Leonel Carneiro, diretor do espetáculo.
FICHA TÉCNICA:
Direção e iluminação: Leonel Carneiro
Atuação: Adriano Souza, Ana Condé, Catarina Gonçalves, Deusa Maria, Hanna Araujo, Leonel Carneiro, Renata Leão, Rylary Targino, Rafael Woss, Thais Regina, Thais Schwalbe, Thales Vasconcelos e Thalissa Thaysla
Músicos: Edson Carneiro e Elis Craveiro
Assistente de direção: Deusa Maria
Dramaturgia: Leonel Carneiro e Thales Vasconcelos
Direção musical e arranjos: Edson Carneiro e Adson Barbosa
Cenários e figurino: Hanna Araujo
Cordelista e cenotécnico: Adriano Souza
Preparadora corporal: Amanda Graciele
Preparação vocal: Leonel Carneiro e Thais Schwalbe
Provocador cênico: Carlos Gontijo
Adereços: Hanna Araujo
Assessora de imprensa: Jackie Pinheiro
Fotografia: Marcelo Dagnoni
Bilheteria: Sofia Carneiro
Coro: Catarina Gonçalves e Deusa Maria
Produção: Stephanie Matos
Realização: CEBUDV Núcleo Jardim Real
Apoio: Ufac
Financiamento: EDITAL FUNCULTURA 02/2023 – Fundação de Cultura Elias Mansour – FEM