Menu

Pesquisa revela que golpes do PIX devem chegar a R$ 3,7 bi até 2027

Criminosos podem lucrar mais de R$ 3,7 bilhões até 2027 com golpes envolvendo o PIX, segundo o relatório de Fraude Scamscope, elaborado pela ACI Worldwide em parceria com a GlobalData. Mesmo com os avanços tecnológicos, a segurança dos usuários ainda precisa ser aprimorada. Entre os crimes mais comuns estão o uso de perfis falsos no WhatsApp, em que criminosos se passam pela vítima para solicitar dinheiro para amigos e parentes.

Outro golpe envolve criminosos que se passam por funcionários de banco, pedindo transferências ou informações sigilosas, e o uso de QR Codes adulterados em eventos online, direcionando doações para contas fraudulentas.

Para evitar esses golpes, é essencial ativar a autenticação de dois fatores e não compartilhar informações sensíveis por telefone ou mensagem. Caso alguém perceba que caiu em um golpe, deve imediatamente bloquear seus cartões e serviços financeiros, registrar um boletim de ocorrência e informar seus contatos, para evitar que outras pessoas também sejam enganadas.

Notícias relacionadas :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS