Menu
spot_img

Petecão assume Comissão de Segurança Pública do Senado, no Acre PF faz mega operação contra o governo

O senador Sérgio Petecão (PSD/AC) foi eleito, nesta-quarta feira (08), por aclamação, presidente da Comissão de Segurança Pública do Senado Federal (CSP). Ele assumirá o comando do colegiado para o biênio 2023-2024.

A Comissão conta com 19 senadores titulares e 19 suplentes e é responsável pelo combate à corrupção, ao crime organizado, à lavagem de dinheiro; prevenção, fiscalização e combate ao tráfico de drogas; criação de políticas públicas de prevenção à violência e de promoção da paz social; fiscalização e acompanhamento do Plano Nacional de Segurança Pública e Defesa Social e outros temas.

Nesta quinta-feira, um dia depois de Petecão assumir a presidencia da CSP, a Polícia Federal executou no Acre a fase III da Operação Ptolomeu, que investiga indícios de corrupção no alto escalão do governo do estado.

Desde o início das investigações da Ptolomeu, em 2021, Petecão foi um dos que mais cobrou publicamente respostas aos questionamentos da sociedade sobre os supostos ilícitos praticados no governo do Acre.

A operaçao da PF desta quinta-feira cumpre 89 mandados de busca e apreensão em vários estados, e mira secretários de governo e diretores de órgãos do Acre. O governador do estado, Gladson Cameli, terá que entregar o passaporte, entre outras medidas cautelares.

Sobre a operação Ptolomeu III Petecão comentou que “a Polícia e a Justiça estão fazendo seu papel, e a sociedade espera respostas. Eu tenho cobrado isso, e confio nas nossas instituições”.

Troca de Posto

Ao assumir a Comissão de Segurança Pública, Petecão deixa o comando da Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal (CAS), a qual presidia desde 2021, e que foi uma das mais produtivas da casa, especialmente durante a pandemia, quando todos os assuntos de sáude pública foram debatidos e votados na CAS.

Em seu discurso de posse na CSP o parlamentar agradeceu a indicação dos colegas e prometeu manter o diálogo aberto com a sociedade, além de trazer para a comissão temas de interesse direto da população e de segurança nas fronteiras.

“Quero agradecer ao líder do meu partido, senador Otto Alencar, que meu deu essa missão de presidir a comissão de Segurança Pública. Anteriormente estive a oportunidade de presidir a CAS – Comissão de Assuntos Sociais – e, a frente daquela Comissão, juntamente com meus colegas, fomos a comissão que mais produziu nessa Casa nos últimos dois anos. Então quero, junto com vocês, ter essa honra e a responsabilidade de representar essa Comissão acima dos interesses políticos e partidários,  temos que atender aos interesses do país em um tema que hoje está na ordem do dia, que é a segurança pública”, afirmou Petecão.

 

 

 

Notícias relacionadas :

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS