sábado, 25 maio 2024 - 2:49
spot_img

Prefeitura de Rio Branco divulga programação do CAPS II Samaúma em alusão ao Janeiro Branco

O primeiro mês do ano busca alertar a população sobre a importância do cuidado com a saúde mental. Popularmente conhecido como Janeiro Branco, a ação impulsiona iniciativas de apoio às pessoas que estão passando por algum tipo de sofrimento psíquico. Tendo em vista que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% dos usuários que vivem com condições de saúde mental estão sem nenhum tipo de tratamento qualificado para o cuidado.

Diante da relevância do movimento, a Prefeitura de Rio Branco tem fortalecido as unidades de saúde para poder atender, cada vez mais, pacientes através das consultas psicológicas, rodas de conversa, recursos terapêuticos tradicionais, além de uma gama de atividades como oficinas de música, dança, arteterapia e Práticas Integrativas e Complementares (PICs).

O Centro Psicossocial de Rio Branco, o Caps II Samaúma, localizado no bairro Morada do Sol, é um desses espaços. Inaugurado em novembro de 2018, o centro possui uma equipe formada por médicos, psicólogos, enfermeiros e outros profissionais de saúde que realizam tratamento clínico e formam grupos terapêuticos tradicionais. Em alusão ao Janeiro Branco, o espaço está realizando toda quarta-feira, rodas de conversas temáticas e faz o convite para os clientes/pacientes e público.

A coordenadora do CAPS, Daniela Matias destacou que a intenção do Centro é de promover essa campanha de bem-estar e saúde emocional, a fim de propagar a importância do autocuidado. Ela ressaltou ainda que caso algum visitante esteja em sofrimento, a unidade faz a triagem para avaliar se o usuário será inserido no quadro de clientes/pacientes ou encaminhados para uma unidade de saúde.

“Estamos aqui para acolher a todos. A ideia é construir essa cultura de saúde mental e cuidado emocional com os clientes/pacientes e visitantes. O CAPS II Samaúma atende apenas casos de saúde mental grave e persistente, mas caso alguém apresente sofrimento leve e moderado, fazemos o encaminhamento para as unidades de saúde básica”.

Confira os próximos encontros:

17/01/2024 – 9h
Roda de conversa com o tema: A primeira meta é cuidar da gente mesmo!
Ações de promoção de práticas integrativas e complementares.

24/01/2024 – 9h
Palestra em alusão ao Janeiro Branco
Plano de cuidado; imunização; lanche compartilhado e ações de promoção de Práticas Integrativas e Complementares (auriculoterapia e ventosaterapia).

Data 31/01/2024 – Horto florestal – 15h
Finalização do Janeiro Branco
Será realizada uma caminhada em alusão ao Janeiro Branco; palestra sobre a data alusiva e recursos terapêuticos para saúde mental; dinâmicas e ações de promoção de Práticas Integrativas e Complementares.

Por Assessoria

Compartilhe:

spot_img

Notícias relacionadas :

spot_img
spot_img

NÃO DEIXE DE LER

VEJA O QUE ACONTECE NO BRASIL E NO MUNDO