segunda-feira, 15 abril 2024 - 9:33
spot_img

Prefeitura de Rio Branco em parceria com Governo refaz asfalto da Ponte Metálica

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Empresa Municipal de Urbanização (Emurb), está realizando a manutenção do revestimento asfáltico da ponte Juscelino Kubitschek, conhecida como Ponte Metálica, com o Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre), para entregar mais segurança ao tráfego na área do pavimento da ponte. O serviço começou durante todo o período diurno e noturno da última quarta-feira (12) e tem a previsão de ser entregue até o final da tarde de quinta-feira (13).

O objetivo da manutenção do revestimento asfáltico da Ponte Metálica é a realização do processo de fresagem e posteriormente o recapeamento asfáltico. A ponte mais antiga da capital acreana foi interditada por motivos de segurança no dia 27 de março de 2023 pela Defesa Civil de Rio Branco e a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (RBtrans), durante vistoria realizada pelo coordenador municipal de Defesa Civil, tenente coronel Cláudio Falcão no período mais crítico da cheia do Rio Acre.

No decorrer do período que a ponte ficou fechada houve várias vistorias e monitoramento diário, para quando atingisse a cota de segurança, pudesse ser liberada. Na última terça-feira (11), houve uma vistoria geral na Ponte Metálica com a presença de instituições como a Empresa Municipal de Urbanização (Emurb), Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre), Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Acre (CREA) e Defesa Civil de Rio Branco para dar início ao processo de liberação da estrutura para o tráfego habitual.

O engenheiro e diretor-presidente da Empresa Municipal de Urbanização José Assis Benvindo, explica melhor a importância do trabalho que é realizado pela Emurb na Ponte Juscelino Kubitschek.

“A Prefeitura e o Governo estão realizando o trabalho, por meio da Emurb, Deracre e o auxílio do 7°Bec, que nos cedeu uma máquina fresadora onde está sendo fundamental na agilidade do nosso trabalho. O objetivo é retirar em torno de 6cm da capa asfáltica existente e fazer a aplicação de 4cm de massa asfáltica, isso vai diminuir a pressão na estrutura da ponte gerando mais segurança. Vamos fazer um plantão noturno para que seja possível entregarmos a ponte em plenas condições até o final da tarde de quinta-feira (13).

O coordenador Cláudio Falcão enalteceu o trabalho em parceria com as instituições, desde a vistoria realizada na ponte terça-feira (11) com a presença de presidentes e representantes da Emurb, Deracre, Defesa Civil e Crea.

“A ponte foi interditada no dia 27 de março, depois de uma vistoria realizada por mim, como coordenador da Defesa Civil de Rio Branco. Naquele momento entendemos que o correto era fechar a ponte por uma questão de segurança. A ação também contou com o auxílio da RBtrans que isolou toda a área que compreende a estrutura. Com acompanhamento diário das condições da estrutura da ponte, após as águas do Rio Acre atingirem um nível estável, reunimos as instituições responsáveis para uma vistoria geral, onde foi autorizada a liberação. Dessa forma a Emurb e o Deracre fiaram a frente da realização da manutenção do revestimento asfáltico. Acredito que ao final desta quinta-feira (13), seja entregue em perfeitas condições.”

Compartilhe:

spot_img

Notícias relacionadas :

spot_img
spot_img

NÃO DEIXE DE LER

spot_img

VEJA O QUE ACONTECE NO BRASIL E NO MUNDO