segunda-feira, 15 abril 2024 - 15:02
spot_img

Prefeitura de Rio Branco promove capacitação em Puericultura para profissionais da Atenção Primária à Saúde

Serão três dias de capacitação com temas sobre a saúde infantil trabalhada dentro da atenção primária do município como ação prioritária (Foto: Assecom)

A Prefeitura Municipal de Rio Branco, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promove, pela primeira vez, dentro da atenção primária, uma capacitação em puericultura direcionada aos profissionais da Atenção Primária à Saúde. A ação iniciou na manhã desta quarta-feira (27), na Universidade Federal do Acre e se estenderá até a próxima sexta-feira (29).

O principal objetivo desta iniciativa é qualificar médicos e enfermeiros que atuam nas unidades básicas de Saúde, especialmente para a realização da puericultura no primeiro ano de vida das crianças.

Serão três dias de capacitação com temas sobre a saúde infantil trabalhada dentro da atenção primária do município como ação prioritária. A capacitação envolve médicos e enfermeiros que atuam diretamente com o público infantil nas unidades básicas de saúde de Rio Branco.

Thiago Cruz, coordenador de Enfermagem, enfatiza sobre a importância da puericultura, uma área dedicada à promoção da saúde da criança, desempenhando um papel crucial na prevenção de diversos problemas que ocorrem durante os primeiros anos de vida. O profissional destaca que puericultura significa tão somente o acompanhamento do crescimento infantil. É tão importante que:

  • Consegue diminuir a taxa de mortalidade e morbidade infantil;
  • Previne complicações de pequenas doenças;
  • Reduz os números de internações hospitalares;
  • Capaz de identificar as alterações no desenvolvimento e no crescimento antes que a doença se instale.

“Por isso é tão importante trabalhar a puericultura na atenção primária. Essa é uma meta e determinação do nosso prefeito Tião Bocalom ara que possamos intensificar essas ações. Esse primeiro passo é justamente capacitar os profissionais que atuam diretamente com este público”, disse o coordenador.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Sheila Andrade, ações de promoção e fortalecimento da puericultura no município de Rio Branco é um marco histórico nesta gestão. Ainda de acordo com a gestora, a partir deste momento, com os profissionais capacitados, eles poderão desenvolver os atendimentos com mais qualidade, identificar as principais necessidades de saúde da criança e, consequentemente, oferecer cuidados e prevenção oportunamente, reduzindo a morbimortalidade infantil e melhorando os indicadores de saúde.

“Me sinto muito feliz em ver aqui o interesse de muitos médicos e enfermeiros participando desta capacitação. Essa ação sobre a puericultura é algo muito importante que irá impactar diretamente na saúde dos nossos pequenos enquanto diagnóstico precoce. A ação vislumbra desenvolver ações mais eficazes na atenção primeira, algo muito cobrado pelo nosso prefeito”, disse a secretária.

Compartilhe:

spot_img

Notícias relacionadas :

spot_img
spot_img

NÃO DEIXE DE LER

spot_img

VEJA O QUE ACONTECE NO BRASIL E NO MUNDO