sexta-feira, 23 fevereiro 2024 - 15:27
spot_img

Prefeitura e Ufac firmam parceria para perfuração de poços em Rio Branco

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, esteve nesta terça-feira (13), na Universidade Federal do Acre (Ufac), para junto ao reitor em exercício, professor Carlos de Morais, tratar sobre o termo de cooperação que envolve a instituição de educação e o Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb).

Segundo o prefeito, essa parceria é de suma importância para que a capital não dependa apenas do abastecimento das águas do Rio Acre, mas que também conte com outras opções.

“Essa alternativa que estamos buscando, de verificar a água de subsolo, tendo em vista que ela é super importante, e o bom de tudo isso é que vamos ter uma universidade conosco onde ela vai estar junto, pesquisando todo esse perfil do solo até a profundidade que conseguirmos chegar, onde a previsão é de 1.200 m de profundidade e isso é muito bom para a parte de ensino e pesquisa”, enfatizou o prefeito.

O diretor-presidente do Saerb, Enoque Pereira, citou o caso da ETA II que está com o abastecimento interrompido em decorrência de uma obstrução do tubo que faz a distribuição da água do Rio Acre para a estação. Ele ainda destacou a relevância da pesquisa, haja vista que essa será a primeira vez que a capital vai realizar um estudo de solo tão aprofundado.

“Nós estamos com um problema sério na captação de água na ETA II, o Rio Acre é sazonal, ou seja, tem hora que água está alta e outros não. Então é com o poço que queremos buscar essa estabilidade, tendo água em poços de até 1.200 m, visando que seriam dois, conseguimos manter o sistema de abastecimento de água em Rio Branco totalmente estável”, explicou.

De acordo com o professor Valdemir Santos, um dos participantes do grupo de pesquisa da perfuração dos poços, agora, cabe a equipe técnica constituída por geofísicos, geólogos e geomorfólogos, avançar no plano de trabalho de forma rápida e eficiente para que a execução do serviço seja o mais breve possível.

“Primeiro ficamos muito felizes pela prefeitura estar nos procurando, enquanto universidade para dar uma resposta social para um problema tão grave que é a falta de água em Rio Branco e de repente encontrar alguma solução, a partir da perfuração dos poços.”

Para o reitor em exercício, professor Carlos de Morais, a parceria será benéfica não só para as instituições, como para a população que finalmente terá o serviço de água e esgoto com dignidade e da forma que merece.

“Todas as parcerias entre as instituições públicas trazem um benefício para a sociedade. Essa especificamente que trata da busca de uma nova fonte de água para abastecer a cidade de Rio Branco. Então, é com muita satisfação que sempre acolhemos todas as instituições públicas que queiram desenvolver algo em prol da nossa sociedade”, ressaltou reitor em exercício.

Compartilhe:

spot_img

Notícias relacionadas :

spot_img
spot_img
spot_img

NÃO DEIXE DE LER

spot_img

VEJA O QUE ACONTECE NO BRASIL E NO MUNDO