sexta-feira, 1 março 2024 - 20:19
spot_img

Prefeitura entrega kit feirante e anuncia linha de crédito para trabalhadoras rurais

Foi uma manhã de boas notícias para toda a cadeia produtiva familiar da capital, principalmente para os 119 feirantes da cidade, que comercializam os seus produtos nas 33 feiras distribuídas nos bairros de terça-feira a domingo em toda Rio Branco.

O prefeito Tião Bocalom reuniu produtores na Central de Abastecimento de Rio Branco (Ceasa), nesta segunda-feira (26) para entregar 150 barracas para feirantes, 480 kits hortas e fez o lançamento do crédito Fomento Mulher, que visa ajudar as mulheres, titulares de lotes, a implantar projetos produtivos e incrementar a renda familiar. O valor é de R$ 5 mil, para saque em operação única.

Para o prefeito as ações oferecem ao homem do campo oportunidade para ele poder produzir.

“A gente tá falando de multiplicação da riqueza. Só o campo tem a chance e a possibilidade de fazer a cidade ficar rica, eu sempre disse isso, por isso estamos fazendo tamanho investimento”, disse.

Os produtores irão receber bancas e coletes personalizados para vender seus produtos. E as barracas têm uma estrutura adequada para proteção contra sol e chuva.

Segundo o secretário de Agricultura (Seagro), Eracides Caetano, a aquisição das barracas irá fortalecer o plano estratégico da Prefeitura de Rio Branco por intermédio da Seagro, tendo em vista que a principal intenção é o benefício dos pequenos produtores familiares.

“Nós estamos trabalhando nos ramais, em distribuição de bancas, na assistência de calcário, adubo. A gente vai fazer uma cadeia todinha pra ajudar esses produtores que estão ai na zona rural, precisando produzir.

De acordo com o secretário Eracides, para receber uma dessas bancas o produtor precisa estar cadastrado. “Nós já temos vários produtores cadastrados, 280 produtores, e a gente vai passar essas barracas pra eles”, acrescentou.

A produtora rural,  Antônia das Neves, mora no quilômetro 33 do ramal Bom Jesus. Ela vem até a cidade uma vez por semana comercializar o que produz em sua propriedade e fala que hoje conta com um ramal que facilita a escoação e, agora, pode ter uma banca de qualidade na feira, bem diferente de antes onde ela tinha dificuldade de chegar na cidade, por conta de um ramal ruim, e quando chegava na feira, ficava exposta ao sol e chuva.

“Quando chovia molhava tudo, agora tudo vai melhorar, graças a Deus, o prefeito tá dando isso aí para nós… Tá perfeito agora!”

Mas para receber o benefício do Fomento Mulher, a produtora precisa estar morando na terra e ter o cartão de assentamento do Incra. A produtora Creuza Ferreira disse que vai pegar o recurso para investir ainda mais na produção.

“A gente vai investir em melhoria para  a família porque é disso que a gente vive, não somos assalariados, vivemos do que produzimos. A gente é feirante há mais de quatro anos. Então isso é muito importante.”

Outro programa de fomento aos produtores é o kit horta. O programa irá contemplar 219 produtores com tela sombrite, caixa plástica, caixa plástica vazada, mangueiras e filme plástico. A aquisição foi feita com o propósito de estimular a produção de hortaliças durante o ano todo.

“Tudo isso é muito importante. E a prefeitura está fazendo tudo isso com recurso próprio, não estamos esperando apenas o governo federal. O dinheiro federal é bom, mas quando não vem, nós fazemos com o nosso dinheiro. E eu estou feliz, a gente fomenta para que o produtor possa produzir, gerar emprego, gerar renda”, ressaltou o prefeito de Rio Branco.

Compartilhe:

spot_img

Notícias relacionadas :

spot_img
spot_img

NÃO DEIXE DE LER

spot_img

VEJA O QUE ACONTECE NO BRASIL E NO MUNDO