Menu

Prefeitura leva atendimento humanizado a acamados por meio do Programa Melhor em Casa

O Melhor em Casa é um programa do Ministério da Saúde, em parceria com a Prefeitura de Rio Branco, que busca atender pacientes acamados no aconchego do seu lar. Dentro do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), existe a Equipe Multi-Profissional de Atenção Domiciliar (EMAD), formada por coordenador, médico, enfermeiro, psicólogo, fisioterapeuta, assistente social, fonoaudiólogo, nutricionista, técnico de enfermagem, técnico de laboratório, farmacêutico clínico, entre outros.

“O paciente atendido tem 100% de suas necessidades atendidas” (Foto: Val Fernandes/Assecom)

Segundo a coordenadora da equipe, Christielle Montenegro, o programa leva assistência completa para o paciente que está em seu domicílio, tendo em vista que é no conforto de sua casa que ele faz a consulta médica, coleta de exames laboratoriais, consultas nutricionais, avaliações e acompanhamentos, bem como as sessões de fisioterapia e fonoaudiologia.

“A gente trabalha em forma de cronogramas diários. Cada equipe atende dez pacientes de manhã e dez à tarde. Fazemos a divisão das necessidades porque existem os curativos complexos, onde também precisamos de uma equipe só para isso. A gente também faz entrega de medicamentos em casa, bem como de suplementação. Então, esse paciente atendido pelo Programa tem 100% de suas necessidades atendidas.”

De acordo com a coordenadora, além do paciente, o acompanhante também é assistido pelo programa, tendo em vista que quem cuida, também precisa de cuidados.

“Esse programa, tem uma grande importância porque ele atende o paciente que está na invisibilidade, o acamado que muitas vezes fica sem assistência. Assistência que eu falo é de ter uma equipe Multi-Profissional e nós viemos para fazer essa diferença na vida deles, trazer um pouco de conforto, reabilitar, reinserir esse paciente na sociedade, porque sabemos que como ele está na invisibilidade, poucas chances ele teria de ser reintegrado nesse sistema.”

Josias: “A assistência foi fundamental para os resultados” (Foto: Assecom)

Após sofrer um acidente, Josias Matias foi um dos acamados que virou paciente do programa. Ele detalhou sobre a importância do Melhor em Casa na sua vida e de que forma essa assistência foi fundamental para os resultados que ele tem hoje.

“Aconteceu um acidente comigo, eu trabalhava como motorista de caminhão e fui deixar uma água no município de Xapuri quando quebrou a barra de direção, fui socorrido pelo Samu do município, onde fiquei 54 dias internado na UTI, depois que recebi alta, fui pa,ra casa e foi quando a minha esposa conheceu um médico e ele nos indicou o EMAD para atender o meu caso. Cheguei em casa debilitado, tive que aprender a falar, me movimentar, tudo isso através do apoio do pessoal do EMAD”.

Para Josilene Matias, esposa de Josias, após os 70 dias de hospitalização o medo tomava conta da família, porque o seu esposo estava totalmente acamado e sem movimentos. Ela disse com emoção que foi através do programa que Josias começou a reagir e logo na segunda sessão de fisioterapia, ele se equilibrou sozinho.

“Logo de imediato a gente foi super bem acolhido pela equipe multidisciplinar. Uma semana depois eles já vieram aqui na nossa casa com uma equipe maravilhosa, formada por médico, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, nutricionista. Nós fomos assistidos em todos esses sentidos. Tudo que o Josias precisava tinha ali, nunca faltou medicação, tudo foi por conta deles. Inclusive, o nutricionista fez o acompanhamento do que ele precisava e todos os suplementos vinham também da prefeitura.”

Sheila: “170 pacientes estão sendo assistidos” (Foto: Assecom)

A secretária municipal de Saúde (Semsa), Sheila Andrade, falou sobre o empenho da gestão em fortalecer o programa no município. Atualmente, 170 pacientes estão sendo assistidos pelo Melhor em Casa.

“O EMAD é um sonho para todas àquelas pessoas que realmente precisam de cuidados dentro da sua residência. Eu fico muito feliz, porque quando entramos, o EMAD funcionava numa salinha. Não tinha a equipe toda completa, não tinha estrutura física, não tinha tudo que nós estamos oferecendo. Hoje nós estamos com três equipes completas dentro do EMAD.”

A gestora destacou ainda que além da consulta e sessões, o programa também entra com a assistência em medicações, fraldas, vitaminas e suplementos. A secretária falou que mais novidades vem por aí.

“Uma das principais questões que o nosso prefeito está exigindo é que a gente também avance com outros equipamentos para esses acamados, inclusive aquelas camas hospitalares. Além disso, o prefeito também quer que a gente distribua ventiladores para quem precisa. E o que nós estamos fazendo? Estamos entrando no processo licitatório e daqui quatro meses no máximo, àquelas pessoas que precisam desses equipamentos serão beneficiadas.”

Para quem precisou do programa, o sentimento foi de gratidão ao ser assistido de forma tão humanizada.

“Sou muito grato à prefeitura de Rio Branco e de todo o quadro de profissionais do EMAD, que conheceram a minha família e se desempenharam nesse desafio e a cada dia que eles veem a nossa evolução, sentimos no coração a alegria deles de estarem felizes em ver. Hoje, o médico veio me visitar e ficou muito alegre, ele me viu e disse: rapaz, olha aí você sentado. Muito obrigado a essas pessoas por cuidarem de nós como ser humano”, disse Josias Matias.

Notícias relacionadas :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS